ITAL-RIO Sociedade Italiana

feb_1

A ITAL- Rio Sociedade Italiana, é uma Entidade de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, fundada em 1997, com registro no INPI e que tem como escopo principal, difundir as culturas e as tradições Italianas e Brasileiras, entre os descendentes italianos e os admiradores da Itália, as quais são muito ricas, mantendo-as vivas e cultuando-as, face ao “ligame” ancestral, marco de latinidade.
O Brasil abriga hoje, mais de 35 milhões de descendentes, cujas origens são as cidades da Itália.
• Desde 1997 vem realizando atividades de divulgação sobre temas como: “A importância e a contribuição dos Italianos e descendentes no desenvolvimento do Rio de Janeiro”, destacando-se a Exposição e Palestra, na sede do Consulado do Rio de Janeiro, no 8° andar e na sala Itália; na Associação Comercial do Rio de Janeiro, no Saguão da Prefeitura no CASS, e no Clube de Engenharia, bem como realizando o 1°, 2° e 3° encontros da comunidade Italiana.
• Colocou uma “Placa” no Obelisco da Av. Rio Branco, identificando o autor da doação, Antonio Jannuzzi.
• Colaborou com o Cônsul Geral da Itália para a instalação do Busto da Imperatriz Teresa Cristina na Praça Itália.
• Intercedeu junto ao Prefeito do Rio de Janeiro para Conceder o Tombamento do Prédio nº 17, da Praça da República, para ali ser instalado o “Museu da Imigração Italiana no Rio de Janeiro”, e ações para referendar a importância da Imperatriz Teresa Cristina.
• Realizou a “Aposição Floral”, no MNMSGM, em 25 de abril de 2008 e 2009, em conjunto com a Associação Anita e Giuseppe Garibaldi.
• A ITAL-Rio promove cursos de capacitação com duração de 30/60 dias, inteiramente gratuitos, em convênio com a Euro-Center, tendo já atendido mais de 3.000 alunos, em cursos de Línguas/ Gestão Empresarial / Contabilidade / Administração / Departamento Pessoal / Secretariado / Marketing / Telemarketing e outros.