13 Representantes do Sindicado da Panificação do Rio de Janeiro em Milão para encontros B2B

21/06/2016

Milão – Entre os dias 7 e 16 de maio de 2016, a Câmara Ítalo-brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, em colaboração com o Sistema FIRJAN, realizou missão sindical com treze representantes do setor da panificação do Estado do Rio de Janeiro. A delegação viajou para a Itália para conhecer de perto a realidade produtiva das padarias e confeitarias da região de Milão.

Os representantes foram convidados pela FIRJAN para participar da missão a fim de representar as padarias e confeitarias do Estado do Rio de Janeiro.

Pela ocasião da 18ª edição do Salão Internacional de Alimentação – CIBUS 2016, os Presidentes e os Diretores dos Sindicados de Panificação tiveram a possibilidade de conhecer a Feira de alimentos mais importante do mundo, que acontece a cada dois anos na cidade de Parma, reconhecida como polo gastronômico da Itália.

Uma vez na Itália, a delegação realizou encontros de negócios, seminários de formação e visitou a Feira CIBUS 2016. Para as visitas técnicas, foram escolhidas as confeitarias e as instituições mais representativas e antigas da cidade. Foram realizados nove encontros nas unidades de produção de escolas e fornos de Milão. Entre essas, se destaca a confeitaria Cova de Via Montenapoleone, fundada em 1817 e tradicionalmente um espaço de elite, ponto de encontro de artistas, escritores e figuras públicas, e que hoje é reconhecida por meio dos títulos de Oficina Histórica e Comércio de Relevância Local pela Prefeitura de Milão. Os representantes foram ainda recebidos nas unidades de produção da escola ECFoP (Ente Católico para a Formação Profissional), onde tiveram a possibilidade de conhecer a experiência e a técnica das novas gerações de confeiteiros. Além disso, a delegação foi recebida pelo Presidente da associação EbiPaL (Ente bilateral da Região Lombardia para a Panificação e outras atividades similares), Dr. Pietro Restelli, o qual apresentou o funcionamento da associação e o suporte para os associados. O seminário “O setor de F&B na Itália: dados e tendências de consumo”, foi realizado pelo Professor Massimiliano Bruni na Escola de Administração SDA Bocconi. Interveio também o Diretor Executivo do Grupo Puratos, Dr. Alberto Molinari, que apresentou o tema da tradição e inovação no setor da panificação.

A partir dessa importante oportunidade, surgiu um forte interesse das empresas italianas e brasileiras, tornando-se possível concluir negócios relevantes.  as empresas estão planejando fazer negócios de colaboração e importação/exportação de produtos. Por isso, a Câmara seguirá a evolução dos negócios para realizar novas reuniões ou encontros entre os parceiros italianos e brasileiros.