15° Festival de Cinema Italiano terá edição nacional em novembro

03/11/2020

Cinéfilos brasileiros têm bons motivos para celebrar as últimas semanas de 2020. Está confirmado o Festival de Cinema Italiano para novembro com uma grande novidade: para comemorar sua 15ª edição, a programação do evento passará a ter alcance nacional neste e nos próximos anos através de tecnologia streaming. A ação é resultado da colaboração entre a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (ITALCAM), idealizadora e realizadora do projeto desde o seu início, e as Câmaras Italianas com sedes no Brasil: Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.  Esta é primeira parceria do gênero entre as instituições, que divulgarão em seus respectivos Estados o 15° Festival de Cinema Italiano,  o maior representante da filmografia italiana na América do Sul.

“Os encantos da sétima arte de um dos países mais originais do setor, a Itália, trazem alívio, conforto e inspiração ao público após as tensões causadas pela pandemia do covid-19 nos últimos meses”, comenta Erica Bernardini, diretora artística do evento.

A 15ª edição da atração, concretizada e amada pelo público paulistano, será mantida em seu formato original: Semana Retrospectiva, Semana do Cinema Contemporâneo Italiano e Premiação do Melhor Filme Contemporâneo.

Na Semana Retrospectiva, diversão e emoção estarão garantidas com a exibição de 12 grandes clássicos que marcaram a história do cinema italiano, como “O Carteiro e o Poeta”, de Michael Radford, “O Pequeno Diabo”, de Roberto Benigni, “Gaviões e Passarinhos”, de Pier Paolo Pasolini e “A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino.

Durante a Semana do Cinema Contemporâneo Italiano, cinéfilos de norte a sul do Brasil poderão conferir 12 longas inéditos conceituados pela crítica e público italiano.

A ideia de “maior bilheteria do cinema” se fará presente com o filme contemporâneo mais assistido pelo público, o qual receberá o Prêmio 15° Festival de Cinema Italiano e terá uma reexibição especial.

Em 2019, o Festival de Cinema Italiano teve como grande atração a projeção inédita do indicado ao Oscar “O Traidor”, de Marco Bellocchio

Outros detalhes, bem como a programação completa do 15° Festival de Cinema Italiano a nível nacional serão disponibilizados em breve.