2016 Record para o export italiano

21/02/2017


Em 2016 as exportações italianas superaram as alemães, ficando no primeiro lugas para a taxa de crescimento das exportações (+1,8%).  Novo recorde também para o crescimento do superavit comercial (+9,5 bilhões de euro), que alcançou 51,6 bihões de euro.

Apesar da leve queda no último ano (-1,2%), a Itália se firma no segundo lugar entre os principais exportadores europeus, nas vendas fora da União Europeia, com um valor de  184 bilhões de euro.

“Esse dado monstra a importancia das exportações no crescimento do país. Estamos vendendo de forma melhor no exterior, e adquirimos mais e a custos menores do exterior, crescendo também como posição nas cadeias globais de valor” afirma Gaetano Fausto Esposito, Secretario General de Assocamerestero, comentando os dados ISTAT (o IBGE italiano) sobre o comercio exterior.

Foi registrado também um outro recorde, aquele das exportações de produtos agro-alimentar Made in Italy, que no 2016 alcançarem o máximo, chegando a 38,4 bilhões de euro, graças a um crescimento de 4%.

Só o setor mecânico, líder das exportações italianas, diminuiu seu crescimento (+0,2% contra o +2,2% do 2015).

 

Fonte: Il Messaggero

 

 



Todas as Notcícias