A associada Saipem assina contrato pioneiro para fornecer a tecnologia Hydrone à Equinor

04/10/2019

A Saipem assinou um contrato de serviço submarino com a Equinor, no valor de aproximadamente 40 milhões de euros, para a utilização do Drone de Intervenção Submarina (UID) da Saipem Hydrone-R e o all-eletric Work Class ROV Hydrone-W para o desenvolvimento do Campo de Njord, no offshore da Noruega. Este acordo é o primeiro contrato mundial de serviços para drones submarinos assinado no setor offshore de petróleo e gás, tornando assim a tecnologia baseada em Hydrone pioneira notável.

O contrato tem duração de 10 anos, com a opção de prorrogação adicional de 10 anos.

As operações do Hydrone-R começarão a partir do primeiro semestre de 2020, imediatamente após a conclusão dos testes de resistência que estão atualmente em andamento, enquanto o Hydrone-W será entregue em 2021. Ambos os Hydrones operarão com um impacto ambiental mínimo, em conformidade com o compromisso da Equinor e da Saipem com tecnologias verdes.

O escopo do trabalho abrange serviços de ROV e UID para apoiar as atividades de perfuração, bem como todo o plano de inspeções e intervenções nos ativos submarinos do Njord, como Pipeline e Manifolds (PLEMs), flowlines, umbilicais e bases para risers. O controle do Hydrone-R e do Hydrone-W será assegurado a partir da plataforma flutuante Njord-A e em terra por meio dos protocolos de controle remoto proprietários da Sonsub.

O Programa Hydrone, executado inteiramente pela Sonsub, a linha de negócios da Saipem para Life of Field, Tecnologia Subaquática e Processamento Submarino, é um projeto essencial do Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Saipem associado à robótica submarina.

“Hoje, estamos fazendo a história da robótica submarina: nosso programa visionário Hydrone, lançado em 2015, provou corresponder perfeitamente aos requisitos desafiadores da Equinor. A cooperação com um dos principais players do mercado de energia, fornecendo nossa tecnologia de primeira linha nos próximos anos, é um marco muito significativo para nós ”, disse Francesco Racheli, COO da Divisão E&C Offshore, acrescentando: “O Programa Hydrone é o ápice de anos de esforços e um exemplo perfeito do compromisso da Saipem em tecnologia, buscando constantemente soluções que combinem de maneira inteligente a excelência em saúde, segurança e meio ambiente, a demanda do setor, a inovação e a eficiência operacional”.

Fonte: Saipem