A inauguração da mostra São Francisco na Arte de Mestres Italianos

07/11/2018


A Câmara informa que foi inaugurada pela primeira vez uma importante iconografia dedicada a São Francisco de Assis (Assis, 1182 – 1126). Poucos santos católicos possuem tanta ressonância ainda nos dias de hoje como São Francisco de Assis (Assis, 1182 – 1126). Sua carismática efígie, identificada com uma vida mais simples e frugal, continua inspirando o imaginário coletivo, mesmo séculos após sua morte.

A mostra poderá ser vista, a partir de 6 de novembro, no Museu Nacional de Belas Artes / Ibram / MinC, dentro da exposição São Francisco na Arte de Mestres Italianos. Este valioso acervo de arte renascentista e barroca vai apresentar obras de mestres como Tiziano Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino, Carracci e Cigoli.

Com 20 trabalhos produzidos entre os séculos XV e XVII, a exibição tem curadoria do especialista em História da Arte, Giovanni Morello e do professor Stefano Papetti, diretor da Pinacoteca Civica Di Ascoli, na Itália. Ambos prepararam uma exposição na qual se poderá apreciar nada menos do que as fases mais relevantes da representação de São Francisco, por meio de telas que se integraram à cultura local de toda uma época, repletas de valores artísticos, históricos e simbólicos.

Ampliando uma experiência imersiva e única, haverá uma sala de Realidade Virtual, que vai transportar o visitante para a Basílica Superior de Assis (1228), na Itália, com o uso de óculos de tecnologia 3D. Será possível caminhar por uma das mais importantes e belas basílicas italianas e conhecer obras-primas do pintor italiano Giotto (1267-1337), artista símbolo dos períodos medieval e pré-renascentista.

A mostra é resultado de uma intensa colaboração entre as instituições brasileiras e italianas visando a promoção da arte e da cultura e o estreitamento das relações entre os dois países, quais: o Ministério da Cultura, a Embaixada da Itália no Brasil, o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, o Consulado Geral da Itália em São Paulo, o Consulado da Itália em Belo Horizonte, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, a Casa Fiat, o Instituto Brasileiro de Museus, o Museu Nacional de Belas Artes. O projeto foi patrocinado pela Fiat e pela Lei de Incentivo à Cultura, recebeu o apoio da Revista Comunità Italiana. A mostra tem a curadoria de Giovanni Morello, Stefano Papetti.

* * * * *

Informações úteis:

Mostra São Francisco na Arte de Mestres Italianos

Data: de 6 de novembro a 27 de janeiro de 2019

Horários: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h

Local: MNBA – Museu Nacional de Belas Artes – Av. Rio Branco, 199 – Centro

Ingresso: Bilheteria. Entrada franca aos domingos.

 

Fonte: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro



Todas as Notícias