ANP prevê em leilão blocos próximos de ativos à venda pela Petrobras

28/07/2016


RIO – A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse nesta quinta-feira que o órgão regulador estuda ajustes no edital da 14ª Rodada para atrair mais investimentos que o último leilão, realizado no ano passado. Entre as medidas avaliadas pela a agência está a oferta de áreas exploratórias localizadas próximas de ativos do programa de desinvestimento da Petrobras.

“Tudo está sendo feito pensado num contexto de negócio compatível com o preço do petróleo a US$ 50 o barril. Preocupamo-nos, por exemplo, em sugerir a oferta de áreas que fazem escala com áreas onde a Petrobras está desinvestindo”, afirmou a diretora, em evento no Rio.

Segundo Magda, estão sendo estudados ajustes como a redução dos compromissos de investimentos obrigatórios e nos valores dos bônus de assinatura. “É possível que os blocos estivessem um pouco pequenos ou o programa exploratório mínimo um pouco alto. Estamos trabalhando esse tipo de ajuste, adequando o bônus de assinatura, corte dos blocos, o compromisso exploratório mínimo, olhando que dados e informações a mais vão agregar dados que permitem atração do investimento. Que áreas seriam de maior interesse de forma que no futuro se formem polos produtivos. A gente pensa nisso tudo”, destacou.

A diretora disse, ainda, que as descobertas anunciadas recentemente na Guiana Francesa prometem trazer uma “motivação nova” para investimentos na margem equatorial brasileira, como a Bacia do Amazonas.

Questionada sobre ajustes no conteúdo local, Magda afirmou que as discussões sobre o assunto têm se dado no âmbito do Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva, ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural (Pedefor) e que vê espaço para mudanças. “Estamos aprimorando, o Pedefor já é um aperfeiçoamento. Foi estabelecido lá atrás e ficou bastante tempo sem aprimoramento. Em tudo na vida precisamos de aprimoramento contínuo.”



Todas as Notcícias