Bolsas oferecidas pelo Governo italiano a estrangeiros e italianos residentes no exterior

29/03/2017


A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria divulga a seguinte oportunidade:

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, com base nas disposições da Lei 288/55 e aplicação dos acordos bilaterais culturais e Programas Executivos relacionados, acordos multilaterais, acordos intergovernamentais, oferece bolsas de estudo a favor de estudantes estrangeiros e estudantes italianos residentes no exterior (IRE) para o ano 2017-2018, para realizar projetos de internacionalização com universidades, centros de pesquisa e de alta formação artística na Itália, incentivando a cooperação cultural internacional, a difusão de conhecimento da língua, cultura e ciência italiana e a projeção do sistema econômico e tecnológico da Itália no mundo.

As bolsas são oferecidas para realizar programas de estudo, formação e / ou de pesquisa em instituições do Estado italiano ou instituições legalmente reconhecidas.

Para descobrir os cursos disponíveis, Clique aqui.

Antes de se inscrever, leia o edital completo, e consulte o site do Ministério da Educação “Universitaly” contendo informações sobre o sistema universitário italiano no seguinte link: http://www.studiare-in-italia.it/studentistranieri/.

As bolsas de estudo são oferecidas para estudantes estrangeiros e estudantes italianos  que vivem no exterior dos seguintes países: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Etiópia, Peru, África do Sul, Uruguai, Venezuela.

Podem se escrever os candidatos de idades entre 18 e 36 anos.
Para os que quiserem se escrever no primeiro ano de um programa de doutorado, o limite máximo de idade é de 33 anos.
Nos cursos de atualização / formação para professores de língua italiana, são admitidos candidatos entre 18 e 45 anos.

Para descobrir todos requisitos necessários, Clique aqui.

O candidato também deve apresentar um certificado que ateste a competência da língua italiana de nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência, salvo para se inscrever em cursos universitários que são realizados inteiramente em Inglês, onde não é exigido conhecimento da lingua italiano.

A inscrição online deve ser apresentada utilizando o portal dedicado, desde dia 27 de Março 2017 , até dia 10 de Maio de 2017.

Para ler o edital completo (ENG) clique aqui.

Fonte: Ministero degli Esteri



Todas as Notícias