International Congress Rio de Janeiro 2017

10/11/2017

Nos dias 6-7-8 de novembro foi realizada a primeira edição do International Congress Rio de Janeiro (IN.CO.RIO) no Hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca. O evento foi organizado pela Associazione Italia Brasile Business em colaboração com a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, com o objetivo de fomentar as relações econômicas e comerciais e aumentar o conhecimento reciproco dos setores industrial, comercial, turístico e financeiro entre os dos países.

Participaram ao congresso 30 advogados e contadores italianos que operam com empresas interessadas em oportunidades de negócios no Brasil e, no especifico, no Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de representantes de instituições e empresas do Rio de Janeiro que explicaram as oportunidades no Brasil. Aos profissionais italianos foram reconhecidos créditos formativos pela participação.

Abriram o Congresso Ruben Bergonzi, Presidente da Associazione Italia Brasile Business, Andrea Gianvenuti, Adido Comercial do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e Giorgio Luigi Rossi, Diretor Executivo da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.

Durante o primeiro dia participaram como palestrantes os representantes do Governo do Estado do Rio, da CODIN, da Prefeitura do Rio de Janeiro e de Rio Negócios, para apresentar a economia e as oportunidades de investimento no Brasil e no Rio de Janeiro. A empresa associada Lobo&Ibeas Advogados apresentou também a Nova Regulamentação da Terceirização. À noite foi realizado um  Jantar de Gala no Restaurante Tano – Cucina Italiana.

No segundo dia foram aprofundadas temáticas da fiscalidade brasileira, como a substituição tributária, explicada pela empresa associada Carbone&Vicenzi, a Recuperação de crédito, a empresa individual de responsabilidade limitada, a recuperação judicial, os tipos de visto e a responsabilidade do representante legal.

Foram apresentadas também as oportunidades de negócios e de investimento em Manaus.

Na tarde foram analisados dois setores estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro e a Itália:  o setor de Petróleo e Gás e o setor de alimentos e bebidas.

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) apresentou o cenário atual do setor e as oportunidades no médio e longo prazos.

No setor de alimentos e bebidas foram aprofundadas as questões tributárias relativas à importação de vinhos, as oportunidades e os desafios para a exportação de produtos agroalimentares italianos para o Brasil, e foram apresentados os instrumentos inovadores para a indústria agroalimentar no Brasil. Palestraram o painel Food&Beverage a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), a empresa associada Pasta Italia e FoodIt.

No ultimo dia foi realizada a entrega dos certificados “Italian Representative” no topo do Pão de Açucar com a deslumbrante vista da Baía de Guanabara.

Segue abaixo uma breve galeria. Para a galeria completa clique aqui.