Made in Italy: Assocamerestero defende o “verdadeiro sabor italiano ”

21/02/2018


Ospitalità Italiana é uma rede composta por importadores e distribuidores de produtos agroalimentares italianos, proprietário de restaurantes italianos, responsáveis pelas compras de redes hoteleiras, chefs e food bloggers no exterior. É nessa rede que a campanha True Italian Taste, o verdadeiro sabor italiano, mira.

O sistema das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (CCIE), Assocamerestero, está realizando há quase 2 anos este projeto para defender e promover o Made in Italy agroalimentar, começando das 818 entre DOP (denominação de origem protegida) e IGP (indicação geográfica protegida) italianas que geram quase 15 bilhões de valor pela produção e 8,4 pela exportação.

Para defender este ativo determinante pela economia nacional, o sistema das CCIE (78 no mundo) está empenhado, em 18 principais destinações da exportação italiana, numa campanha contra o fenômeno do Italian Sounding, o que significa de defesa do verdadeiro sabor italiano, promovida e financiada com o MISE (Ministério do Desenvolvimento Econômico), em colaboração com a ICE (Agência para a internacionalização das empresas italianas).

A campanha True Italian Taste tem como objetivo difundir o conhecimento dos produtos agroalimentares italianos e ajudar, desta forma, o consumador estrangeiro a distinguir dos produtos com nomes só evocativos, como acontece com o Italian Sounding, um negócio de 60 bilhões de euros no valor da produção.

A campanha da Assocamestero começou no abril 2016 em 9 praças dos Estados Unidos (neste pais a exportação italiana agroalimentar aumentou de 6% em 2017), Canada, México com as CCIE de Chicago, Houston, Los Angeles, Miami, New York, Montréal, Toronto, Vancouver e Cidade do México. Prosseguiu no 2017 em outras 12 cidades da União Europeia (em 2017 a exportação para estes países cresceu de 5%) com as CCIE de Barcelona, Madrid, Londres, Frankfurt, Munique, Bruxelas, Luxemburgo, Amsterdam, Lyon, Marselha, Nice e Zurique e ao fim do ano passado foram organizadas, em território italiano, 1500 encontros B2B (operações entre empresas) com 600 empresas italianas e mais de 65 compradores internacionais, por outro lado nos países no exterior foram envolvidos 3 mil influencers e mais de 450 mil foodies, especialistas e apaixonados de comida, em 90 eventos.

Em 2018 o projeto prevê a realização nas cidades europeias mencionada de outros 90 eventos e 14 masterclasses, assim como 5 incoming business e 2 educational para influencer na Itália. Depois disso haverá o “desembarque” na Ásia com as CCIE da China, Coreia do Sul, Japão, Hong Kong, Singapura, Tailândia e Vietnã. O programa com um todo terminará em 2020.

“A rede da Ospitalità Italiana, explica Gaetano Fausto Esposito, Secretário Geral da Assocamerestero, une a comunidade empresarial aos amantes da gastronomia, que representam hoje o principal alvo a ser sensibilizado a escolher produtos e vinhos realmente italianos”.


A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro partecipa ativamente do programa Ospitalità Italiana, selecionando restaurantes nos seguintes Estados de competência: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Brasília, Pernambuco e demais estados da região norte e nordeste do Brasil, exceto Ceará.

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro organizaram a “Noite de Degustação Ospitalità Italiana” no 2017, com mais de 300 pessoas, para promover a gastronomia italiana no Brasil.


Fonte: Il Sole 24 ore



Todas as Notcícias