Palestra “Boas Práticas para gerar e acelerar conexões recíprocas de negócios entre empresas italianas e brasileiras” discute grandes oportunidades para PMEs

19/07/2016

Rio de Janeiro – Aconteceu na ultima quarta-feira (13), uma palestra intitulada “Boas Práticas para gerar e acelerar conexões recíprocas de negócios entre empresas italianas e brasileiras” organizada pelo Conselho Empresarial da Pequena e Média Empresa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (AC-Rio) e conduzida pelo Presidente do Fórum, Thor Carvalho. O evento aconteceu na Casa de Mauá, sede histórica da Associação Comercial. Foram palestrantes do encontro o Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira, Alessandro Barillà, Giorgio  Rossi, Diretor Executivo da entidade, Ivan Aliberti, Diretor da Carbone&Vicenzi Consulting e Roberto Godinho, empresário, membro do fórum e diretor de operações e RH na Trade Show Project. Na plateia a participação de vários empresários brasileiros atuantes em PMEs dos setores mais variados.

O Brasil foi inicialmente comparado à um “trem parado”: a situação econômica estagnante e complexa é inegável; contudo, os palestrantes concordaram que “o trem vai voltar a correr” e só as empresas que têm se preparado estrategicamente para as futuras tendências terão bons retornos e, de todo modo, é melhor embarcar no trem quando ele está parado do que em alta velocidade.
As escolhas estratégicas atuais e futuras deveriam ser voltadas, em primeiro lugar, ao mercado global que é ainda parcamente aproveitado. Por conseguinte, foi remarcada a importância da Câmara nesse contexto, cuja missão está primeiramente focada no apoio às PMEs italianas e brasileiras.

Em seguida, os representantes da Câmara apresentaram as principais características da estrutura das PMEs italianas, sublinhando forças, desafios, semelhanças e possíveis sinergias com as brasileiras. Ao longo da palestra foi afirmado que as oportunidades não existem só para empresas brasileiras querendo se expandir no exterior: há muitas PMEs italianas olhando para  o Brasil, mas essa aproximação continua sendo uma árdua tarefa dada a complexidade e os obstáculos administrativos e legais do mercado brasileiro. Por isso, parcerias com empresas locais são não somente valiosas mas também necessárias e a Câmara Ítalo-Brasileira ao incentivar essas parcerias se torna uma aliada fundamental para fornecer um suporte significativo.

Além disso, o Diretor da C&V Consulting apresentou as atividades da sua empresa que, associada à Câmara, diariamente apoia PMEs na busca de negócios internacionais e apresentou a inciativa do “Lounge Expo Italia”, localizada na sede da própria C&V Consulting e destinada à promoção de encontros de negócios, culturais e institucionais entre empresas italianas e brasileiras.

A palestra foi enriquecida pelas intervenções do público e pelo debate. Houve uma discussão sobre a fraqueza do modelo de franquias italiano e foi analisado como até hoje ele ainda não tem se desenvolvido por causa de características culturais do ambiente comercial italiano – mais regional e familiar do que o Brasileiro. Além disso, empresas como a Osklen, que abriu várias lojas na península, demostram como o contexto italiano não impede empresas estrangeiras de conseguirem sucesso através desse modelo de negócio.

Finalmente, o Dr. Godinho exprimiu o desejo que esse tipo de evento fosse só a “primeira pedra” para um projeto duradouro para a promoção de colaborações entre empresas, câmaras, associações comercias e consultorias.

A Câmara Ítalo-Brasileira agradece à AC-Rio e ao Presidente Paulo Protásio pela oportunidade de encontro com o empresariado do Forum da Pequena e Média Empresa e faz votos de que, cada vez mais, haja interação entre o empresariado italiano e brasileiro.