Prysmian fecha contrato para o projeto Libra Mero no Brasil

06/02/2020


O Prysmian Group fechou um contrato com a Libra, um consórcio de empresas primárias internacionais na indústria petrolífera, para o fornecimento de Steel Tube Umbilical, que será instalado no campo offshore de Mero.

O consórcio Libra é liderado pela Petrobras, que detém uma participação de 40%, em parceria com a Shell Brasil (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC Ltd. (10%) com a participação de empresa estatal Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) para a administração do contrato de compartilhamento de produção.

O contrato refere-se ao campo de extração Mero 1, localizado em águas ultraprofundas (cerca de 2000m abaixo do nível do mar) na bacia pré-salina de Santos, a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro e que será composto por 17 poços e uma unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga. A produção de petróleo deve começar em 2021.

O projeto Mero 1 representa um marco no desenvolvimento tecnológico da indústria de óleo e gás no Brasil pois é o primeiro projeto na região a usar a tecnologia Steel Tube Umbilical. O contrato prevê o fornecimento de aproximadamente 60 km do material, composto de 9 a 12 tubos de alimentação de aço super duplex de 1/2” de diâmetro e resistência à pressão de 10kpsi, que serão produzidos na fábrica da Prysmian em Vila Velha.

O contrato é mais um sucesso alcançado pela Prysmian no segmento Well Services (serviços de perfuração). O Grupo projetou, fabricou e testou em seu Centro de Excelência de Vila Velha um sistema Drilling Pipe Riser System (DPRS) de última geração para operações de workover, composto por três tipos de Umbilical (mar aberto, modo TH e anular).

Esses feitos marcam uma verdadeira virada em comparação com a tecnologia termoplástica tradicional usada até o momento e são o resultado de mais de uma década de experiência na produção de ponta a ponta do Umbilical para aplicação em águas profundas, com o apoio de recursos produtivos e laboratórios de excelência, compromisso constante de profissionais altamente qualificados e habilidades de engenharia capazes de projetar soluções de vanguarda para operações em águas profundas e no segmento de serviços de perfuração.

Fontes: Data Manager Online e Industria Italiana



Todas as Notícias