Realizado seminário “legislação anticorrupção, compliance, M&A”

10/07/2017

Na quinta-feira passada, dia 6 de julho, realizou-se no Escritório de Advocacia Lobo&Ibeas do Rio de Janeiro um interessante seminário intitulado “Legislação anticorrupção, compliance e M&A”. O evento foi organizado pela própria Lobo&Ibeas em colaboração com a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e com o grupo RINA, a partir de uma ideia surgida nos comitês temáticos de Oil&Gas, Energia e Infraestrutura&Logística.

Após um pequeno café da manhã de boas-vindas, às 9:30 se iniciou o seminário, que se revelaria muito mais uma conversa cordial entre palestrantes e convidados. De um lado, alguns advogados e sócios da Lobo&Ibeas, escritório de advocacia fundado em 1974 que construiu uma sólida reputação nos mais diversos ramos da advocacia empresarial, e RINA Brasil, ramo brasileiro da multinacional RINA Group, operante no Brasil desde 1994 desenvolvendo e oferecendo serviços de classificação, certificação, verificação de conformidade, inspeção e testes. Do outro lado, um público formado pelos associados e parceiros da Câmara.

WP_20170706_11_53_02_Pro

Após as boas-vindas e as saudações oficiais do Conselheiro da Câmara e presidente do Conselho de Infraestrutura&Logística, Raffaele Di Luca, Daniela Bessone (advogada e sócia da Lobo&Ibeas) tomou a palavra e dirigiu o debate entre os colegas Gabriel Rios Correa, Paulo Eduardo Penna e Pedro Paulo Salles Cristofaro. As temáticas discutidas destacam-se pela atualidade e ganharam, particularmente nos últimos anos, uma especial relevância nas agendas de todas as empresas e organizações. Trata-se da legislação brasileira relativa ao combate à corrupção, abordada a partir de uma ótica comparativa em relação a outros países, especialmente os Estados Unidos; das operações de fusão e aquisição; dos programas de compliance  e due diligence.

Seguindo um breve intervalo, manifestaram-se os representantes da RINA Brasil, o italiano Maurizio Nigito e o brasileiro Natal Vasconcelos, que introduziram ao público as atividades do Grupo RINA ligadas ao tema da compliance, mais especificamente a Certificação ISO19600 (relativa ao sistema geral de gestão de compliance) e a ISO37001 (relativa mais especificamente à gestão do sistema anticorrupção).

Por volta das 11:30, findadas as falas dos palestrantes, abriu-se espaço para perguntas, as quais confirmaram o interesse suscitado no público pelos temas tratados e pela maneira como foram apresentadas.