Região central da Itália sofre com novos terremotos

28/10/2016

Há pouco mais de dois meses do forte sismo que deixou 298 mortos em Amatrice, Accumoli, Pescara e Arquata del Tronto, a região central da Itália foi atingida por mais um terremoto nesta quarta­feira (26).

Segundo as informações do Instituto Nacional de Geologia e Vulcanologia (INGV), houve um tremor de 5,4 graus de magnitude em 9 quilômetros de profundidade em Val Nerina, na região entre Macerata e Perugia, às 19h10 (17h no horário de Brasília).  Um forte tremor de 5,9 graus na escala Richter foi registrado às 21h18 (hora local), cerca de duas horas após o primeiro sismo. Esse segundo sismo teve o epicentro próximo à Ussita, com uma profundidade de 8,4 quilômetros, entre as cidades de Visso e Castelsantangelo del Nera. Uma terceira grande réplica, de 4,6 graus na escala Richter, atingiu a região central da Itália às 23h42 (hora local), informou o INGV.

O epicentro do tremor ocorre próximo à região que foi devastada por um sismo no dia 24 de agosto deste ano. Segundo o INGV, o evento de hoje está “ligado” ao tremor ocorrido no dia 24 de agosto. Segundo o presidente do INGV, Carlo Doglioni, a região central do país se tornou “mais instável” nos últimos anos e novos terremotos de grande magnitude não estão descartados.

Dois dias após os fortes terremotos, a terra ainda não parou de tremer no país. Segundo dados do INGV, foram registradas mais de 100 réplicas no território na madrugada e manhã desta sexta-­feira (28). A mais forte foi de 3,5 graus na escala Richter às 4h13 (00h13 no horário de Brasília).

Mais de quatro mil pessoas continuam desabrigadas na província de Macerata e estão hospedadas em estruturas provisórias, estádios esportivos e algumas tendas. Alguns daqueles que perderam suas casas já foram transferidos para hotéis da cidade de Visso, onde deve ser o destino de mais desabrigados.

Os dois terremotos registrados na quarta­feira (26), de 5,4 e 5,9 graus, não causaram vítimas fatais ou feridos graves, mas destruíram pequenas comunas italianas, especialmente Castelsantangelo sul Nero, Ussita e Visso.

Lembramos que a Câmara Ítalo-Brasileira de Comercio e Industria e a comunidade Italiana, representada pelo COMITES (Rio de Janeiro e Espírito Santo) organizou a campanha de solidariedade “Uma Amatriciana para Amatrice” em conjunto com vários restaurantes italianos em diversas cidades do Brasil, para as vítimas do terremoto. Mais informações aqui.

Fonte: Ansa Brasil