Salão do Móvel de Milão 2018 – Delegação da Câmara Ítalo-Brasileira

02/05/2018


O Salão do Móvel 2018 acabou de terminar e chegou a hora dos acertos e contas finais. A Semana de Design de Milão desliga as luzes e nos cumprimenta, mas como sempre, felizmente, é só um “até logo”.

Milão se confirma mais uma vez como a capital mundial do design. De 17 a 22 de abril foi realizada a 57ª edição do Salão Internacional do Móvel de Milão. A edição de 2018 registrou, em 6 dias de evento, 434.509 visitantes vindos de 188 países. Os números são extraordinários, com um aumento de 26% comparado com a edição de 2017.

1.824 empresas expositoras (27% estrangeiras), divididas entre o Salão Internacional do Móvel, a Exposição Internacional de Acessórios de Decoração, EuroCucina,  Salão Internacional do Banheiro e SaloneSatellite (dedicados aos novos designers).

A edição 2018 marca o vigésimo primeiro aniversário do SaloneSatellite, comemorado com uma edição que tem visto a participação de mais de 650 designers com idade inferior aos 35 anos.

RIO+DESIGN

Um pouco do Rio de Janeiro se transferiu para a Milão, de 17 a 22 de abril. A convite da Apex-Brasil, a Rio+Design – mostra organizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, com apoio do Sebrae-RJ – integrou a grande exposição Be Brasil. Cerca de 30 criações de 14 estúdios fluminenses foram apresentadas.

“Este é o décimo ano da Rio+Design em Milão e, sem dúvida, expor durante o período do Salão do Móvel é uma vitrine sem igual. O público que visitou o evento teve a possibilidade de encontrar diversos membros da nossa indústria criativa para o estabelecimento de novas parcerias e negócios”, disse a subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Dulce Ângela Procópio.

Presente em todas as edições, o veterano Guto Indio da Costa afirmou que participar da Rio+Design em Milão, durante esses anos, tem sido uma imensa oportunidade para ele e para os designers do Rio de se apresentarem no maior evento de design do mundo. Em sua primeira experiência na mais famosa Design Week, Renata Pereira, da Oficina 021, se disse emocionada e contente com os resultados. “Fazer parte da Rio+Design Milão foi uma experiência incrível. Sinto muito orgulho de ter integrado o grupo que representou o design brasileiro e, em especial, o design fluminense”, afirma.

Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro (www.camaraitaliana.com.br) é organizadora da delegação brasileira há mais de 20 anos e, em 2018, esteve mais uma vez fortemente empenhada no Salão e nos eventos da Milano Design Week. Integrararam nossa delegação 50 profissionais brasileiros, incluindo arquitetos, designers de interiores, varejistas e empresários e fabricantes.

Entre os benefícios exclusivos oferecidos pela Câmara aos membros da Delegação:

  • Suporte local em português e serviço de intérpretes
  • Acompanhamento na feira e rodada de negócios
  • Encontros de negócios
  • Transfer de e para aeroporto/feira
  • Ingressos VIPs para a feira
  • Visitas guiadas em museus, escritórios de designers e empresas locais
  • Palestras em Universidades de referência para o design e arquitetura.

Para participar da Delegação em 2019, clique aqui

FUORISALONE

Um aniversário importante: a Rio+Design marca presença, pelo décimo ano consecutivo, no Salão do Móvel de Milão, o mais famoso evento internacional do setor de design. A convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), de 17 a 22 de abril, a iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, promovida através da Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico , com apoio do Sebrae-RJ, integra novamente a exposição Be Brasil, em pleno distrito Maroncelli, entre galerias e ateliês de moda. “Mais do que orgulho, é uma missão mostrar ao mundo o que é que o Rio de Janeiro tem: design de qualidade e original. No mercado externo, nossos produtos vêm conquistando, cada vez mais, o apreço de compradores, distribuidores e da imprensa. Tudo isso é resultado, entre outras iniciativas, do trabalho desenvolvido nesta última década, para firmar a nossa marca e o nome dos nossos designers, apresentando sempre novidades durante o Salão do Móvel de Milão. E já estamos nos movimentando para estabelecer novas parcerias e negócios na edição deste ano”, declara a subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Dulce Ângela Procópio (na foto com Orlando Leite Ribeiro).

DulceAngelaProcopio_embaixadorOrlandoLeiteRibeiro_media

Cerca de 30 criações de estúdios de design, guiados por nomes consagrados e novos talentos, compõem o panorama da produção “Made in Rio”. Móveis, objetos de decoração, utensílios para o cotidiano fazem parte da variada seleção de peças.

Guto Indio da Costa (Indio da Costa Design) apresenta a sua primeira coleção de cadeiras em madeira, exibindo a versão nesse material dos modelos Serelepe – com seu perfil dinâmico e estilo atemporal – e ICZERO1 – cheio de bossa, com encosto curvilíneo e assento delgado.

GutoIndiodaCosta_sedia_Serelepe

 Zanini de Zanine (Studio Zanini) expõe a poltrona e o puff Serfa, em couro e madeira, tributo aos lendários designers Sergio Rodrigues (que foi seu mentor no início da carreira) e Ricardo Fasanello.

De Carlos Alcantarino (Estúdio Alcantarino) o público pode apreciar a poltrona Lov, uma releitura em linguagem contemporânea das tradicionais cadeiras de balanço, realizada em madeira tauari e couro envelhecido, destinada seja a sala de estar que à varanda.

Carlos Alcantarino_poltrona_Lov

Gisela Simas (Original Practical Design) surpreende com dois produtos em cortiça: a mesa de centro Dora, com suas formas arrojadas, e a não menos audaciosa luminária Congonhas, dotada de tecnologia LED com intensidade regulável e inspirada na forma das asas de um avião Boeing 737-800.

DulceAngela_GiselaSimas_low

Ricardo Graham (O Ebanista), coerentemente com a atividade que dá nome ao seu estúdio, participa com sete criações que valorizam vários tipos de madeira e requintados encaixes: o sofá Paris, os vasos Freijó, Braúna e Muirapiranga, a gamela Ipê, os bancos Pirralhos e Aragonês.

Maria Eduarda Carneiro da Cunha e Ricardo Graham_02_low

Gustavo Martini exibe a cadeira Joá (caracterizada pelo contraste entre a rigidez da estrutura em metal e a naturalidade do assento em tecido macio), a fruteira Carmen (modular e desenvolvida com stampa 3D, em parceria com Camila Fix) e o vaso Tenere (em carvalho, com sua cativante forma geométrica e impactante jogo de cores).

GustavoMartini

A seleção de peças da marca Fubbá Objetos Inteligentes inclui a mesinha Dumdum: versátil, empilhável e de altura variável, projeto da arquiteta Marta Rubio Lopez, é realizada em compensado com acabamento em laminado de bambu.

Mesa_Dumdum_Fubba

E, ainda, o banco portátil Boiadeiro, criação de Alexandre Montenegro e Henrique Gomma – montável sem parafuso ou ferramenta, com estrutura em aço carbono com pintura eletrostática micro texturizada, assento em couro com alma em lona e pinos de madeira de demolição, pode ser usado na posição tradicional ou naquela tipo cela de cavalo.

BancoBoiadeiro_Fubba

Gustavo Bittencourt (Atelier Gustavo Bittencourt) é o autor do buffet Brise-Soleil, que será exposto na ocasião: em freijó, com porta retrátil, é uma homenagem ao brise, elemento arquitetônico que serve para atenuar a incidência solar.

Buffet_Brise_Soleil_GustavoBittencourt

Leonardo Lattavo e Pedro Moog (Lattoog) encantam com o projeto Gotinha, uma casa para passarinhos, suspensa e em forma de gota, realizada com madeira maciça, fibra sintética colorida e corda náutica.

Victor Mascarenhas e Luciana Borges (Bolei) propõem o prático, reutilizável e sustentável copo ideado para a campanha de consumo consciente Menos 1 Lixo. Em silicone retrátil, reciclável e durável, é ideal para bebidas quentes ou frias.

CopoMenos1Lixo_Estudio Bolei_Luciana Borges e Victor Mascarenhas

A banqueta e escada 7A, criação de Leo Vairo e Till Pupak (Velt), é outro objeto em mostra: multifuncional, ideal para pequenos espaços, possui corpo em aço carbono com pintura eletrostática e pés em aço inox.

Stand Rio Design Brasile,per il salone del Designe del Mobile, Week Design in Via Maroncelli, 14, nella foto Leo Vairo presenta lo Sgabello Scala

Também chama atenção o curioso abridor de garrafas de cerveja Répiauer, de Gustavo Falcão, feito com materiais reaproveitados – desde os diversos tipos de madeira à cantoneira de metal perfurada oriunda de estantes de ferro.

Rio+Design_Guastavo Falcão - Abridor Répiauer 2

E ressaltando a proveniência mostra, Renata Pereira (Oficina 021) assina a linha de luminárias, em acrílico cortado e gravado a laser, com motivos inspirados na paisagem do Rio, como o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro Dois Irmãos.

Renata Pereira_Oficina021_low

Assessora de imprensa: Paula Acosta
Crédito fotos: Duilio Piaggesi

 SALÃO DO MÓVEL 2019

A próxima edição será realizada em Milão de 09-14 abril 2019 com a Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário, Euroluce (International Biennial Lighting Exhibition), Workplace3.0/SaloneUfficio (International Biennial Workspace Exhibition).

Quer ter mais informações e participar com a Câmara Ítalo-Brasileira em 2019? 

Informe-se aqui preenchendo o formulário.



Todas as Notícias