UNIÃO EUROPEIA: OTIMISMO CRESCENTE

05/09/2017


O Parlamento Europeu encomenda periodicamente pesquisas de opinião para conhecer a avaliação dos cidadãos sobre as suas atividades: o Eurobarômetro é o instrumento usado para realizar esse tipo de pesquisa. Analisando-se os últimos estudos, é de grande interesse a pesquisa em que se perguntou aos cidadãos europeus e extra-europeus se viam de maneira positiva ou não a atividade da UE.

Um ano após o referendo no Reino Unido, uma maioria crescente dos cidadãos da UE está otimista quanto ao futuro da União Europeia. A confiança na União Europeia está aumentando, tendo atingido o seu nível mais elevado desde 2010, enquanto o apoio ao euro registra os melhores resultados desde 2004.

De acordo com o último Eurobarômetro Standard, realizado em 11 países extra-UE, a maioria dos entrevistados, escutados pela primeira vez, afirma ter uma opinião positiva sobre a UE. Tal constatação não é irrelevante, uma vez que esses países representam 49% da população mundial e 61% do PIB mundial.

Nos três países mais populosos do mundo, China, Índia e Estados Unidos, pelo menos três quartos dos entrevistados têm uma opinião positiva sobre a UE. A aprovação do bloco alcança, respectivamente, 84%, 83% e 75% em cada um desses países.

80 - Ottimismo Unione europea

A maior aprovação à União Europeia, contudo, vem do Brasil: 94% dos cidadãos brasileiros têm uma opinião positiva sobre a EU, que é considerada por 78% deles como um “lugar de estabilidade num mundo conturbado”.

Commissione europea – comunicato stampa, “Una primavera europea? Il più recente sondaggio Eurobarometro standard rivela che l’ottimismo è in crescita”, 2/08/2017, Bruxelles.



Todas as Notícias