Câmara Ítalo-Brasileira realiza mesa redonda sobre o Acordo UE-Mercosul

13/12/2019

A Câmara Ítalo-Brasileira realizou ontem, dia 12 de dezembro, uma mesa redonda sobre o acordo entre a União Europeia e Mercosul, na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O evento foi organizado em ocasião da visita de Amedeo Teti, Diretor Geral para a Política Comercial Internacional do Ministério de Desenvolvimento Econômico Italiano, e Maria Concetta Giorgi, do Departamento de Consumo e Bens, ao Brasil.

A Diretora da Câmara, Denise Peres, abriu o evento agradecendo a presença de todos os participantes, dentre os quais Bruno Costa, Superintendente de Relações Internacionais do Governo de Estado do Rio de Janeiro, o Embaixador Frederico Araújo, Diretor da FIRJAN Internacional, Carlos Kerbes, Vice-presidente da FOMENTA Rio, Raffaele di Luca, Vice-Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira, bem como executivos de grandes empresas italianas e empresários do setor de enogastronomia.

Em seguida, passou a palavra aos palestrantes Amedeo Teti e Michele Villani, Chefe da Seção de Comércio da Delegação da União Europeia no Brasil, que participou por videoconferência. Ambos apresentaram as perspectivas proporcionadas pelo Acordo U.E.-Mercosul para os atores envolvidos.

Durante a mesa redonda, foram discutidas as oportunidades e os desafios que o Acordo U.E.-Mercosul trará para os dois blocos, especialmente no tocante à intensificação das relações entre Itália e Brasil e à importância do papel desempenhado pela Câmara Ítalo-Brasileira.  Os temas principais foram a liberalização das tarifas para os produtos agroalimentares e industriais e o intercâmbio de know-how e tecnologias entre os países-membros dos dois blocos.

Foi ainda apresentado pela Diretora da Câmara Ítalo-Brasileira o programa do projeto True Italian Taste, que chegou ao Brasil este ano para promover e proteger o valor da autenticidade dos produtos italianos no mundo. As empresas enogastronômicas presentes receberam muito positivamente a iniciativa e participaram ativamente do debate.

O evento proporcionou uma excelente oportunidade de discussão entre as empresas italianas no Rio e as autoridades institucionais da Itália e do Estado do Rio de Janeiro.

Para ver a galeria completa, acesse: http://bit.do/visita-mise