Nova Joint Venture entre Maricá e a Leonardo terá teleporto como primeiro projeto

17/02/2020

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR) e o grupo industrial italiano LEONARDO assinaram em 12/02 uma joint venture voltada para projetos nas áreas de aviação, comunicação e segurança. Pelo documento assinado, uma nova companhia surgirá, na qual a CODEMAR – autarquia que é o braço técnico da Prefeitura de Maricá – terá 49% de participação, cabendo à LEONARDO os 51% restantes. O investimento inicial previsto é de R$ 2 milhões.

A Diretora da Câmara Ítalo-Brasileira, Denise Peres, prestigiou pessoalmente a celebração do acordo. Nossa instituição já prospecta uma parceria com a CODEMAR para organização de eventos de promoção na Itália visando a despertar o interesse de pequenas e médias empresas italianas que poderão se beneficiar do Programa de Desenvolvimento do Município, que está implementando inúmeras iniciativas de melhoria de infraestrutura.

O documento prevê a implantação de uma base da LEONARDO (principal conglomerado italiano de tecnologia, aviação e segurança) baseada no aeroporto do município. Está prevista ainda a instalação de um teleporto em Maricá, composto por 30 antenas de comunicação a partir de satélites de baixa órbita. A obra ficará a cargo da TELESPAZIO, empresa que integra o conglomerado italiano.

“Basicamente, a TELESPAZIO construirá aqui um teleporto satelital muito grande, que irá disponibilizar serviços de banda larga numa dimensão que não existe hoje. Isso é extremamente inovador, não há nada igual na América Latina. O sistema estará em operação até o fim do ano, oferecendo transmissões de baixa latência sobretudo para o setor de óleo e gás, que gera uma demanda enorme por esse serviço”, explicou o CEO da TELESPAZIO, Marzio Laurenti.

O presidente da CODEMAR, José Orlando Dias, ressaltou que a joint venture é fruto de mais de seis anos de esforços. “Quero destacar o quanto é importante a vinda de uma empresa do porte da LEONARDO para Maricá. Nós ganhamos de municípios como São Paulo, a empresa confia em nós. Para o município, a importância dessa parceria terá efeitos em pouco tempo, com o aumento no número de empregos e na geração de receitas. E também o potencial de atração de empresas que integram a cadeia produtiva, como a própria TELESPAZIO”, afirmou.

A LEONARDO atua há 40 anos no Brasil. Seus radares equipam mais de 150 aeronaves militares brasileiras e há mais de 200 helicópteros desse fabricante em operação no país, além de radares de controle de tráfego aéreo, meteorológicos e serviços de monitoramento via satélite para plataformas da Petrobras na Bacia de Campos. Com a joint venture, aumentam-se as perspectivas de ampliação da presença do grupo LEONARDO no Brasil.

Fonte: Prefeitura de Maricá