Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro

jogos_olimpicos

A menos de um ano dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, há ainda uma série de oportunidades para empresas fornecedoras, visto que, até o momento, gastou-se pouco mais da metade do orçamento previsto de 3 bilhões de reais. Os maiores obstáculos para que essa demanda seja atingida são os numerosos certificados ambientais exigidos pelo Comitê Organizador para a fabricação dos suprimentos e as dimensões enormes dos mesmos. Entre os setores com maior demanda se destacam os de transportes, mobiliário, alimentar e gráfico, embora existam oportunidades em uma gama muito ampla de categorias.

Para participar da seleção, as empresas italianas interessadas devem inscrever-se no portal RIO 2016 e se candidatar para os suprimentos de interesse. A partir do perfil fornecido, o Comitê Organizador escolherá e contatará as empresas consideradas idôneas. Está igualmente envolvido no processo de seleção o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que, após ter firmado um Acordo de Cooperação Técnica com o Comitê Rio 2016 para estimular o crescimento econômico sustentável da cidade e do Estado do Rio de Janeiro, poderá contatar as empresas estrangeiras contratadas a fim de buscar empresas locais interessadas em terceirizar o serviço.

É importante observar ainda que os fornecedores selecionados permanecerão no catálogo do Comitê Organizador para os contratos das Olimpíadas seguintes, de modo a oferecer oportunidades de longo prazo em diversos mercados.

A Câmara Ítalo-Brasileira (CIBCI) e o Consulado Italiano no Rio de Janeiro poderão oferecer-lhe todo o apoio necessário para participar das licitações. Para mais informações, favor contatar a Câmara Ítalo-Brasileiro pelo e-mail: info@camaraitaliana.com.br.