Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro

Panoramica-Terraço-Belvedere-varanda_0-e1430422043862

O Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro é a instituição responsável pelo recebimento e o encaminhamento do público aos vários serviços consulares. Ocupa-se, também, da emissão de alguns certificados consulares, de atestados, da consularização de certidões brasileiras e tutela os italianos que se encontram em específicas situações de dificuldade.

U.R.P. – Serviço de Atendimento ao Público. É responsável pelo recebimento e o encaminhamento do público aos vários serviços consulares. Ocupa-se, também, da emissão de alguns certificados consulares, de atestados, da consularização de certidões brasileiras emitidas nesta Circunscrição consular (Rio de Janeiro, Espirito Santo) bem como do cadastramento (AIRE).
E-mail: segreteria.riodejaneiro@esteri.it

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Tutela os italianos que se encontram em especificas situações de dificultade. Fornece assistência aos detidos pela pólícia e àqueles que necessitam de auxilio médico hospitalar. Assiste os familiares dos falecidos no processo burocrático visado a repatriação do corpo na Itália.
E-mail: assistenza.riodejaneiro@esteri.it

CIDADANIA/REGISTRO CIVIL – Responsável pela tratação dos pedidos de reconhecimento da cidadania italiana e de transimissão e transcrição de certidões de nascimento, casamento, óbito etc. junto aos municípios italianos.
E-mail: stciv.riodejaneiro@esteri.it

NAVEGAÇÃO – Responsável pelo registro das chegadas e partidas de navios italianos nos portos da Circunscrição consular (Rio de Janeiro, Vitória).
E-mail: riodejaneiro.nav@esteri.it

SERVIÇOS CARTORIAS – Trata a elaboração de procurações gerais e especiais em favor dos italianos que moram na circunscrição e as autenticações de assinaturas. Não é responsavel pela legalização de documentos.
E-mail: segreteria.riodejaneiro@esteri.it

PASSAPORTES – Responsável pela emissão de passaportes individuais e, em casos de emergencia, do ETD (documento de viagem de emergência).
E-mail: passaporti.riodejaneiro@esteri.it

VISTOS – Emissão de vistos para cidadãos brasileiros (acima de 90 dias) e de vistos Schengen (até 90 dias) para estrangeiros residentes na Circunscrição consular (Rio de Janeiro, Espirito Santo). Cidadãos brasileiros que necessitam permanecer na Itália, durante um periodo max de 90 dias, por motivos se estudo, turismo ou negocios não necessitam de visto.
E-mail: visti.riodejaneiro@esteri.it