A Itália é um país seguro para se viver e viajar
02/03/2020
O Sistema Nacional de Saúde da Itália, que está entre os mais eficientes do mundo, ativou imediatamente protocolos que visavam a proteger a saúde dos cidadãos e turistas. Controles generalizados permitiram ao governo italiano monitorar e impedir a disseminação do Covid-19 desde os primeiros momentos da disseminação.
O Primeiro Ministro, Giuseppe Conte, adotou em 1º de março um decreto, em via de publicação, que reconhece e amplia algumas das medidas já adotadas para a contenção e gestão da emergência epidemiológica do Covid-19 e introduz outras, destinadas a regulamentar o quadro de intervenções de maneira unificada e a garantir uniformidade para a implementação de programas de profilaxia em todo o território nacional.
O decreto do Presidente do Conselho de Ministros foi adotado sob proposta do Ministro da Saúde, Roberto Speranza, ouvidos os ministros competentes e os Presidentes das Regiões, e leva em consideração as indicações formuladas pelo Comitê Técnico-Científico, especificamente criado para lidar com essa situação.
A adoção de medidas extraordinárias de prevenção, como o fechamento temporário de alguns locais ou a suspensão de alguns eventos, representam medidas de prevenção que nada têm a ver com a disseminação do vírus no território italiano.
De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério Italiano das Relações Exteriores, até o momento apenas 0,05% do território italiano é afetado por medidas extraordinárias de isolamento temporário de alguns municípios italianos (igual a 0,1% do total), com o objetivo de evitar a disseminação do vírus.
Dos 7904 municípios italianos, apenas 11 são afetados por estas medidas:
- Lombardia: Bertonico, Casalpusterlengo, Castelgerundo, Castiglione D’Adda, Codogno, Fombio, Maleo, San Fiorano, Somaglia, Terranova dei Passerini.
- Vêneto: Vo ‘Euganeo
O restante do território nacional é seguro e acessível, incluindo as regiões onde estão os municípios sujeitos a isolamento temporário. Todos os serviços e atividades destinados a cidadãos e turistas estão sendo prestados normalmente e a qualidade de vida pela qual a Itália é famosa no mundo permanece alta.
Além disso, o governo está elaborando outras medidas de aprovação para o apoio econômico a cidadãos, famílias e empresas, relacionadas à emergência de saúde para a disseminação do COVID-19 e para o crescimento econômico do país, em geral.
Para mais informações, consulte os seguintes links:
- Ministério de Relações Exteriores e Cooperação Internacional
- Ministério da Saúde
- Instituto Superior de Saúde
- Epicentro, portal de epidemiologia para saúde pública
- Organização Mundial da Saúde
Fontes: Ministero della Salute, Italplanet