Brasil: nos próximos meses editais de concessões de vias férreas e de distribuição de gás

24/05/2017

Dentro do programa de investimentos do Governo Brasileiro é  planejado para os próximos meses o lançamento de editais para a concessão de duas linhas ferroviárias: a Norte-Sul, com três trechos que vão de Açailândia até Estrela d’Oeste, e o Ferrograo, a ser construído inteiramente, que vai ligar Sinop e Miritituba. As licitações estão previstas para o segundo semestre deste ano.

Conforme anunciado, a duração do contrato de concessão para o Ferrogro vai ser de 65 anos, também está garantido pelo menos 30 anos de exclusividade nas operações após a conclusão das obras. O valor total estimado é de 12,6 bilhões de reais (3,7 bilhões de euros). Para a ferrovia Norte-Sul é esperado um investimento total que varia entre 1 e 1,5 bilhões de reais (cerca de 400 milhões de euros), com uma duração do contrato de acerca de 35 anos.

Além disso, dentro do chamado Programa de privatização do BNDES foram anunciadas as vendas totais ou parciais de ações dos 7 estados brasileiros nas empresas distribuidoras de gás natural. Os leilões estão programados para o segundo semestre do 2018.

Fonte: Farnesina