Câmara realiza webinar para desenvolvimento internacional das empresas do Ceará para o mercado europeu

14/04/2021

Ontem, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria realizou webinar para promoção do desenvolvimento de negócios internacionais das empresas do Ceará nos mercados italiano e europeu.

O webinar fez parte da Rodada Internacional Virtual de Negócios de Confecção, Têxtil e Calçados, realizada em parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para incentivar a inserção dos pequenos negócios brasileiros no comércio internacional. O evento virtual e gratuito, que acontece até quinta-feira (15), visa a expandir negócios de empresas de todo o Nordeste para o mercado internacional.

A rodada faz parte do evento Ceará ao Cubo, iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

A Câmara não poderia deixar de participar dessa iniciativa, entendendo o peso do projeto e a importância do Nordeste, região integralmente incluída em nossa área de atuação, e, especialmente, do Ceará, onde possuímos uma delegação especializada e pronta para desenvolver a promoção comercial bilateral.

Por isso, apresentamos no webinar nossas atividades e serviços, que há mais de 70 anos ajudam importadores e exportadores a viabilizar negócios entre Brasil e Itália, muitas vezes tornando o Belpaese a porta de entrada para a inserção no mercado europeu e o Brasil como porta para o mercado da América Latina e do Sul.

Nesse sentido, o presidente Alessandro Barillà ressaltou a importância das Câmaras de Comércio como facilitadoras dos processos de comércio exterior, reduzindo custos logísticos e humanos, e ampliando os horizontes de negócios de empresas de todos os portes.

Por isso, Barillà apontou as vantagens em se associar à Câmara Italiana, que incluem a participação numa rede global de networking, a redução de custos de serviços e a entrada num seleto grupo de indicações, que promove a complementaridade dos serviços dos associados.

Além disso, é importante ressaltar tanto o reforço de nossa atuação junto a pequenas e médias empresas, bem como o amplo escopo de atividades que desempenhamos e soluções que apresentamos.

Dessa forma, diferentes tipos de companhias, em distintos ramos de atuação e níveis de maturidade no mercado internacional podem e devem contar com nosso apoio, desde pesquisas de mercado, serviços de promoção comercial a mentorias para empresas que desejam adquirir know-how no comércio internacional.