IIC Rio e DAD PUC-Rio convidam para a inauguração da exposição “Uma História em Cartazes”

07/03/2023


Entre as disciplinas nas quais Itália e Brasil mantiveram e mantêm um diálogo particularmente frutífero, se encontram sem sombra de dúvidas a arquitetura, a arte e o design. A Triennale di Milano, instituição italiana de excelência, desde a sua criação, sempre incentivou o confronto dialético entre esses três campos, bem como estimulou suas relações mútuas com a indústria e a sociedade.

Desde a primeira edição em Monza, em 1923, e até 2022, foram realizadas 23 edições da Exposição Internacional Triennale di Milano, com a participação de 66 países dos cinco continentes. Com curadoria de Marco Sanmicheli, a exposição ‘Triennale di Milano: Uma História em Cartazes’ traça a trajetória das exposições internacionais através de obras icônicas da arte gráfica criadas para promover e divulgar o evento.

“Um cartaz é, antes de tudo, um suporte informativo, mas é também, e sobretudo, uma declaração pública que tem o escopo de atingir o maior número possível de pessoas e de comunicar no modo mais imediato possível temas e visões. Em vista do centenário da referida instituição, esta mostra pretende percorrer a história das Exposições Internacionais da Triennale di Milano através dos cartazes projetados para cada edição pelos maiores artistas gráficos italianos e internacionais”, afirmou Marco Sammicheli, Curador da Exposição.

Os 80 cartazes expostos, obras exemplares de arte gráfica, assinadas por grandes mestres do século XX italiano e por designers contemporâneos, expressam, tanto em suas constantes quanto em sua originalidade, um encontro sempre em movimento entre pensamento, conceitos éticos e estéticos, e práticas artísticas e produtivas.

 

* * * * *

 

Realização:

Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro

Triennale di Milano

 

Colaboração:

DAD PUC-Rio

IED Rio

 

Apoio Institucional:

Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro

 

* * * * *

 

Italian Design Day ’23: Exposição ‘Triennale di Milano: Uma História em Cartazes’

Data: De 9 de março a 14 de maio de 2023

Horários: De segunda a sexta, das 10h às 17h

Onde: PUC-Rio – Solar Grandjean de Montigny – R. Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

Entrada: Franca

 

FONTE: ISTITUTO ITALIANO DI CULTURA DI RIO DE JANEIRO



Todas as Notcícias