Nosso associado Clube Empreendedor Brasil lança seu Núcleo Italiano em evento de sucesso

23/07/2021

Ontem, nosso associado Clube Empreendedor Brasil realizou o evento PJ&CAFÉ, em parceria com a Câmara. O encontro ocorreu no Campo de Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca, e celebrou a criação do Núcleo Italiano do Clube Empreendedor apresentando as oportunidades de negócio entre os países.

Lá estiveram presentes o Diretor Executivo do Clube Empreendedor, Rafael Ponzi, que fez as palavras de abertura; nosso Presidente, Rodolfo Teichner; nosso Presidente Honorário Alessandro Barillà; e nossa Diretora Executiva, Maira Segura, além de diversos empreendedores de empresas de diferentes portes.

Teichner iniciou discorrendo sobre a Câmara, nossas atividades e as relações bilaterais entre Brasil e Itália.

Em seguida, Barillà explicou as oportunidades entre os países, forneceu alguns números sobre o comércio contidos no relatório “Esportare la dolce vita”, divulgado este mês pela Confindustria (análoga às federações das indústrias no Brasil).

Nosso Presidente Honorário apontou a presença de 70 empresas italianas no Rio e de 1000 delas em todo o Brasil. Citou também a força italiana na produção de equipamentos industriais em variados setores, como agroalimentar, automotivo, químico, energético, cosmético, de transportes e de serviços, além do fato do país ser referência em moda, beleza e design.

No setor agroalimentar, Barillà também mencionou a importância do projeto True Italian Taste no combate aos produtos falsificados. Além disso, sublinhou a importância das Confindustrias.

Por fim, ressaltou a relevância da Câmara como instrumento de networking, contato e conhecimento do mundo italiano, e nossa atuação em temas como cultura, arte e turismo. Citou como exemplo o curso de italiano comercial oferecido pela Câmara. Sendo assim, a Câmara funciona como um carimbo de qualidade no que diz respeito às relações entre Brasil e Itália.

Após isso, Maira Segura ressaltou o fato de sermos uma Câmara reconhecida pelo Governo Italiano e membro da Assocamerestero (Associação das Câmaras Italianas no exterior), e de fazermos parte de uma rede de 81 Câmaras Italianas no mundo, podendo acessar 20 mil empresas associadas. Além disso, Segura explicou como funciona a associação à nossa Câmara e sublinhou que os sócios do Clube Empreendedor Brasil têm vantagens na associação à nossa instituição, como consequência de um acordo de cooperação assinado neste ano entre as instituições.

No fim, o público de empreendedores pôde fazer perguntas e participar de um momento de networking, tendo sido essa uma ótima oportunidade de prospectar negócios e apresentar as oportunidades entre Brasil e Itália.