Conselho Brasil-Itália de Energia realiza sua primeira reunião

05/04/2017

A Câmara Ítalo-Brasileira realizou no último dia 27 de março a primeira reunião do Conselho Brasil-Itália de Energias Renováveis. O Conselho foi instituído pela Câmara no mês de janeiro desse ano. Considerando a necessidade de estimular uma maior interação e diálogo entre as empresas ítalo-brasileiras com vistas ao reforço de suas atividades empresariais, em preparação para um novo ciclo de expansão e recuperação econômica do Brasil, o Conselho quer ser um lugar onde se debatam propostas para a melhoria do ambiente de negócios, divulguem oportunidades, se realizem feiras e eventos setoriais e se encontrem autoridades do setor.

A primeira reunião foi realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC) na segunda feira dia 27 de março.

Participaram 9 empresas: Cestari do Brasil, CEBI, Convert do Brasil, EFM, Enel Brasil, Guanabara Serviços, Lobo e Ibeas, PES do Brasil, Planova. O Sistema Firjan esteve presente com uma representante da Gerência de Estudos de Infraestrutura. Participaram representantes da delegação de Pernambuco e Paraíba.

Presidiou o Conselho Fabrizio Gibin, da Enel Brasil, acompanhado pelo Diretor Executivo da Câmara Giorgio Luigi Rossi e da Coordenadora das atividades dos Conselho Brasil-Italia Melissa Moro.

Segue a galeria fotográfica do Conselho:

Durante o encontro foram analisadas as prioridades e as sugestões das empresas participantes, que constituíram o ponto de partida para a definição das próximas atividades do Conselho:

• Criação de um dossiê sobre o setor das energias renováveis no Brasil, para as empresas italianas interessadas em investir no pais.
  • Realização de encontros com as faculdades para divulgar a cultura da eficiência energética.
  • Realização de uma palestra sobre a micro geração distribuída.
  • Panorâmica sobre o armazenamento da energia renovável.
  • Ações de retrofit e eficiência energética.
  • Encontros com as instituições financeiras, pois o setor precisa de subsídios e financiamentos.
  • Palestra sobre temáticas de compliance.

No encerramento da reunião, foram lembrados os próximos eventos, como “New Energy Landscape: Challenges for Latin America”, apoiado institucionalmente pela Câmara Ítalo-Brasileira e as grandes feiras do setor, como a EnerSolar+Brasil, onde a Câmara organizará o Spazio Italia, o stand italiano oficial.

As próximas reuniões do Conselho serão divulgadas pelo site da Câmara (www.camaraitaliana.com.br)

Para mais informações sobre o Conselho: eventos@camaraitaliana.com.br

Para mais informações sobre o Spazio Italia na feira Enersolar: feiras@camaraitaliana.com.br