Conselho Brasil-Itália de Oil&Gas realiza sua primeira reunião

05/04/2017

A Câmara Ítalo-Brasileira realizou no último dia 23 de março a primeira reunião do Conselho Brasil-Itália de Oil&Gas. O Conselho foi instituído pela Câmara no mês de janeiro desse ano.

Considerando a necessidade de estimular uma maior interação e diálogo entre as empresas ítalo-brasileiras com vistas ao reforço de suas atividades empresariais, em preparação para um novo ciclo de expansão e recuperação econômica do Brasil, o Conselho quer ser um lugar onde se debatam propostas para a melhoria do ambiente de negócios, divulguem oportunidades, se realizem feiras e eventos e se encontrem autoridades do setor.

A primeira reunião foi realizada na sede do Sistema FIRJAN na quinta feira dia 23 de março.

Participaram 16 empresas: Bromberg, Consorzio Tecnomar, Cristanini do Brasil, Equipoman, Geldbah, Huberg, IRC Spa, Liber Contadora, Lobo & Ibeas, Novofoco, Radilu Ass. Marítima, Saipem, Sicurit, SSE do Brasil, Studio Franchetti e Zaroni Advogados. O Sistema FIRJAN esteve presente com um representante do seu Conselho de Oil&Gas.

Presidiu o Conselho Gunther Huber, acompanhado pelo Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira Alessandro Barillà, pelo Diretor Executivo da Câmara Giorgio Luigi Rossi e pela Coordenadora das atividades dos Conselho Brasil-Italia Melissa Moro.

Segue a galeria fotográfica do Conselho:

Durante o encontro foram debatidas as dificuldades enfrentadas pelas empresas italianas que entram no mercado brasileira assim como as dificuldades para as empresas brasileira de regulamentar o sócio estrangeiro.

Outros temas enfrentados durante a reunião foram a situação atual do setor, com um 2016 caraterizado por baixa performances, e as expectativas futuras. Notou-se um otimismo geral para o crescimento do setor, graças principalmente à abertura do mercado, com novas oportunidades para empresas estrangeiras principalmente nos serviços de manutenção, ao valor e ao volume do pré-sal e à nova legislação de conteúdo local O objetivo agora é fortalecer a presença italiana graças à expertise, tecnologia e colaborando com as empresas brasileiras.

Foram também debatidos alguns dos maiores problemas do setor no Brasil: escassez de informações para empresas estrangeiras, entraves logísticos, qualificação da mão de obra, grande demora para vendas e investimentos, cláusulas que dificultam o acesso das empresas estrangeiras nos leilões e projetos, etc.

Entre as soluções propostas, a criação de um documento-guia para empresas italianas que queiram investir no Brasil, uma maior integração entre as empresas, e encontros com autoridades do setor.

No encerramento da reunião, foram lembrados os próximos eventos, como “New Energy Landscape: Challenges for Latin America”, apoiado institucionalmente pela Câmara Ítalo-Brasileira” e as grandes feiras do setor, como a OTC Brasil 2017, onde a Câmara organizará o Spazio Italia, o stand italiano oficial.

As próximas reuniões do Conselho serão divulgadas pelo site da Câmara (www.camaraitaliana.com.br).

Para mais informações sobre o Conselho: eventos@camaraitaliana.com.br

Para mais informações sobre o Spazio Italia na feira OTC Brasil: feiras@camaraitaliana.com.br