A Câmara Ítalo-Brasileira recebe o Prêmio Rio Export 2017

20/09/2017

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro está entre os ganhadores do prêmio pelo desempenho na promoção do comércio exterior do estado do Rio de Janeiro, o “Prêmio Rio Export”, edição 2017. A cerimônia de entrega foi realizada na terça-feira dia 19 de setembro, na sede do Sistema FIRJAN.

Com o objetivo de valorizar e estimular o desempenho das indústrias do Estado do Rio de Janeiro nas relações com o mercado externo, o Sistema FIRJAN lançou em 1998 o Prêmio Rio Export. A iniciativa se insere no esforço de difusão e consolidação da cultura exportadora no Estado. Em 2017, o Prêmio Rio Export completa 20 anos de reconhecimento e estímulo às empresas exportadoras do Rio de Janeiro.

A premiação contemplou empresas de diferentes setores e níveis tecnológicos, demonstrando a diversidade e a especialização da pauta exportadora do Rio de Janeiro. São empresas que exportaram desde produtos básicos a industrializados, desde o setor de petróleo e gás até a indústria criativa, e que servem de inspiração para todas as empresas do estado do Rio.

O Presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira lembrou que, frente ao contexto atual, a premiação é significante por reconhecer as empresas que obtiveram sucesso no mercado internacional e que são referência para as demais empresas do estado que querem começar ou aumentar suas exportações.

“Quando o empresariado encontra limitações de mercado interno, a exportação é uma das saídas, pois leva à diversificação de mercados, importante para promover a estabilidade da empresa e diminuir riscos. A empresa que desenvolve negócios internacionais conta com outros mercados e terá melhores condições de manter sua saúde financeira e estrutura produtiva”, destacou Eduardo Eugenio.

Ao longo desses 20 anos foram comtempladas mais de 70 empresas. A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro é a única câmara bilateral a ganhar esse prestigioso reconhecimento.

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria (CIBCI) foi homenageada devido a contribuição para o desenvolvimento dos negócios entre Brasil e Itália e a parceria com a FIRJAN Internacional. Em 2016 foram mais de 5000 atendimentos realizados e uma rede de mais de 280 associados.

O prêmio foi entregue ao Presidente da CIBCI, Alessandro Barillà e ao Diretor Executivo, Giorgio Luigi Rossi, pelo Diretor da Firjan Internacional, o Embaixador Frederico Araujo.

Por ocasião da Cerimônia de premiação, a CIBCI teve a honra receber a visita oficial do Embaixador da Itália, Antonio Bernardini, e do Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Riccardo Battisti.

As outras empresas premiadas foram:

• destaque Exportação do Estado (maior exportador geral – hors concours): Petrobras
  • destaque Maior Exportador da Indústria da Transformação: GE Celma
  • destaque Exportações para o MERCOSUL: Grupo PSA
  • destaque Maior Exportador de Produtos com Alto Conteúdo Tecnológico: Roche
  • destaque Diversificação de Produtos: Michelin
  • destaque Diversificação de Mercados: H.Stern
  • destaque Incremento de Exportação: CSN Mineração
  • destaque Certificado de Origem: MAN Latin America
  • destaque FIRJAN Internacional: Nissan
  • destaque Exportações de Serviços: Rede Globo
  • destaque Agregação de Serviços de Agregação de Valor e Diversificação de Produtos: IBM

Além dos representantes das empresas premiadas, participaram de um debate sobre ‘Como aprimorar o ambiente de negócios do comércio exterior fluminense’, o Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Abrão Miguel Árabe Neto; o Presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais do Sistema FIRJAN, Embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa; o Superintendente da Receita Federal, Marcus Vinicius Vidal Pontes; o Presidente do Sindaerj, João Carlos Genescá, e o Presidente da AEB, José Augusto de Castro.

Na ocasião da cerimônia de entrega do Prêmio, o Sistema FIRJAN lançou a 4ª edição do Diagnóstico do Comércio Exterior do Estado do Rio, uma pesquisa bienal que traça o perfil das empresas fluminenses que atuam no Comércio Exterior e elenca os obstáculos internos e externos que afetam seu desempenho nessa atividade.

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria agradece ao Sistema FIRJAN pela honra, e aos nossos associados e clientes que vêm nos acompanhando, apoiando e usufruindo dos nosso serviços ao longo dos 67 anos de vida dessa instituição.

O Presidente Alessandro Barillà agradece o constante empenho dos associados, dos membros do Conselho de Administração e da equipe da Câmara.