A CÂMARA ÍTALO-BRASILEIRA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA APOIA O SESCON-SP E O SESCON-RJ NA CRIAÇÃO DO INTERNATIONAL DESK

05/04/2018


A Câmara Ítalo-Brasileira de Cómercio e Indústria apoia o SESCON-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento de São Paulo) na criação do International Desk, um grande projeto que visa promover a facilitação de investimentos no Brasil com a aproximação do setor contábil nacional e empresas estrangeiras, em particular italianas.

Idealizado pelos Departamentos de Relações Internacionais e Comércio Exterior – DEREX e da Micro, Pequena e Média Indústria – DEMPI da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e abraçado e viabilizado pelo SESCON-SP, o International Desk foi lançado oficialmente com a assinatura de um acordo e carta de intenções entre o Sindicato e duas entidades similares italianas, o Consiglio Nazionale dei Dottori Commercialisti e degli Esperti Contabili e o Ordine dei Dottori Commercialisti e Esperti Contabili di Roma.

A parceria entre as entidades visa promover a intermediação entre empresas estrangeiras e o setor contábil brasileiro, que conhece todos os trâmites necessários para a abertura e o andamento dos negócios, visando garantir investimentos no País com segurança e sem riscos.

No dia 28 de março, o SESCON Rio de Janeiro promoveu um evento para apresentar a iniciativa para seus associados.

Na oportunidade, o presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Márcio Massao Shimomoto, juntamente com a gestora do International Desk Caroline Trimboli, fez uma apresentação sobre toda a sistemática que envolve o projeto, sobre a primeira missão à Itália, e os próximos passos.

28 - Sescon 4

“Em breve, devemos assinar parcerias com países do Mercosul, com a França, Espanha, Portugal e outras nações. Nossa intenção é criar uma rede mundial de empresas e profissionais contábeis, capacitados a serem protagonistas do processo de assessoramento aos investidores na realização de negócios internacionais”, disse Shimomoto.

28 - Sescon 3

Para Caroline Trimboli a entrada do SESCON-RJ e outras entidades do Sistema Sescons/Sescaps é importante, em vista a capilaridade e potencialidade do projeto. “Podemos auxiliar os empreendedores de todo o mundo, especialmente os pequenos. O Brasil é grande e permite muitas possibilidades”, disse.

O SESCON-RJ e o SESCON-MG são as primeiras a integrar o projeto. Em outubro, o SESCON-SP assinou uma parceria com a FENACON (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento), para viabilizar a participação do Sistema Sescons/Sescaps e para fazer a intermediação entre o setor contábil e empresas italianas que desejam se instalar em outro estado brasileiro. Os presidentes da FENACON, Mario Elmir Berti, do SESCON-MG, Sauro Henrique de Almeida, e do SESCON-RJ, Arnaldo dos Santos Jr., participaram da primeira missão à Itália, realizada entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março deste ano e assinaram protocolos com as entidades italianas.

28 - sescon 5

A empresária contábil de São Paulo, Inez Lopez também falou na solenidade, dando um depoimento sobre a viagem à Itália e as oportunidades de negócios que surgiram nesta experiência.

“Nossa expectativa é enorme! Vamos selecionar os melhores escritórios de assessoria contábil do Rio de Janeiro, para que possamos atender ao projeto”, destaca a presidente do SESCON-RJ, Arnaldo dos Santos Jr.

Participaram do encontro as representantes da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Melissa Moro e Claudia Freitas, o vice-presidente do SESCON-RJ, Renato Mansur, o conselheiro do Sescon-RJ e presidente da Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro, Manuel Domingues e Pinho, entre outros.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP



Todas as Notcícias