Câmara realiza Webinar Editais para financiamento da União Europeia

16/07/2021

Ontem realizamos mais um evento visando apresentar grandes possibilidades de negócio para sua empresa: o Webinar Editais para financiamento da União Europeia foi um sucesso!

Pudemos contar com a presença de convidados de renome, que explicaram as oportunidades que a União Europeia pode trazer para empresas brasileiras.

O evento foi conduzido pela nossa Secretária Geral, Maira Segura, e foi iniciado com a fala de boas vindas do nosso Presidente, Rodolfo Teichner, que agradeceu a participação de todos e sublinhou a importância desse tipo de evento.

Logo após essa fala, contamos com a presença da Encarregada de Negócios da Delegação da União Europeia no Brasil, Ana Beatriz Martins, que levantou pontos importantes sobre o acordo UE-Mercosul, ressaltando a importância da União Europeia para a economia brasileira, visto que o bloco é o 2o maior receptor de exportações brasileiras (15%) e foi o maior investidor estrangeiro no nosso país, com 319 bilhões de euros, em 2020.

Martins assinalou que o acordo aumenta significativamente a importância estratégica do Mercosul e do Brasil e é uma grande oportunidade para a criação de novos negócios e projetos bilaterais.

Após a intervenção da Ministra, tivemos a participação de Giampiero De la Feld, CEO da nossa associada Enco Consulting, que elucidou as condições de elegibilidade de empresas brasileiras para os editais da UE, mostrou exemplos de editais válidos para empresas em nosso país, bem como os financiamentos, suas tipologias e percentuais possíveis.

Por fim, Raphael Zaroni, sócio-fundador da nossa associada Zaroni Advogados, ressaltou os aspectos jurídicos da participação nos editais. Zaroni explicou os passos para entrar em um consórcio, deu dicas fundamentais para realizar bem essa entrada, ressaltando elementos como a importância da escolha e da confiança do parceiro de consórcio e da boa estruturação dos contratos para evitar litígios futuros.

Se não conseguiu acompanhar a live, você já pode conferir a íntegra do evento em nosso canal no YouTube: https://youtu.be/gmggBnCcS9A. Aproveita e se inscreve lá!