Masterclasses de pizzas e pães italianos: mais um delicioso evento True Italian Taste realizado pela Câmara

13/05/2021

Nesta semana, tivemos mais dois eventos do projeto True Italian Taste!

Assim como no webinar realizado em 19 de abril, firmamos parcerias com o pizzaiolo e chef Mario Tacconi e a universidade Estácio para fornecer aos alunos de gastronomia da universidade duas masterclasses, sobre pães e pizzas autenticamente italianos. A procura foi tão grande que decidimos abrir três turmas para cada evento, com duas horas de duração cada!

No dia 10 de maio, na masterclass sobre pães, Tacconi começou expondo para os alunos um pouco da história dos pães italianos. Depois, falou sobre a diferença dos tipos de farinha e o impacto dessa escolha na preparação dos pães, sobre os ingredientes tradicionais (farinha, água, sal e fermento), as técnicas e tempos de fermentação e levedura, graduação e tipo do forno… tudo isso enquanto os alunos se engajavam em preparar os pães toscano e ciabatta, ressaltando as peculiaridades e o valor dos produtos autênticos italianos.

No dia seguinte, na masterclass sobre pizzas, o chef também iniciou trazendo uma abordagem histórica, bem como assinalando as diferenças entre as pizzas das diversas regiões da Itália. Para essa aula, a escolhida foi a tradicional pizza al taglio.

Assim como na aula anterior, Tacconi mostrou as técnicas de preparo, quantidades, ingredientes, técnicas de fermentação e levedura, diferença dos fornos usados para determinadas pizzas e a temperatura ideal de cada um deles.

Tacconi fez questão de sublinhar a importância e a diferença de usar os autênticos produtos italianos, pois ao serem produzidos em solos e territórios diferentes, não é possível chegar a uma pizza com o verdadeiro sabor italiano. Um exemplo citado pelo chef foi o do tomate, já que o sabor do molho produzido com o fruto interfere diretamente no sabor final da pizza.

Os eventos realizados integram o calendário do True Italian Taste. Você já conhece o projeto? Ele foi criado e é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália e realizado pela Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (Assocamerestero) para promover e salvaguardar o valor da autenticidade dos produtos italianos no mundo.

Para saber mais sobre o True Italian Taste, continue atento ao nosso site, ao site oficial do projeto no Brasil e às nossas redes sociais!