Subsecretário Merlo no encontro das Câmaras de comércio italianas no mundo

06/07/2018

O senador Ricardo Merlo, o subsecretário de Relações Exteriores da Itália, participou no dia 3 de julho no 19º Encontro dos Secretários Gerais das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, realizado em Roma. Um encontro importante para trocar informações e atualizar sobre à rede das Câmaras de Comércio no exterior e para confrontar-se diretamente com os operadores do setor. Para a Câmara Ítalo-Brasileira do Rio de Janeiro esteve presente o Secretário Geral Giorgio Rossi. Também presente o deputado Nicola Carè, eleito no exterior com o PD (Partido Democrático italiano) e residente na Austrália.

Após ter cumprimentado a assembleia em nome do Ministro das Relações Exteriores, Enzo Moavero Milanesi, o subsecretário Merlo lembrou que sua origem política foi nas associações de voluntariado, “mas também sou um empresário e por isso conheço o valor do setor privado e a importância das Câmaras de Comércio italianas no mundo, especialmente quando se trata de promover às pequenas e médias empresas, os produtos Made in Italy e a excelência italiana”.

Dirigindo-se aos presentes, o subsecretário salientou: “O trabalho de vocês é fundamental. No último período, as Câmaras de Comércio foram um pouco negligenciadas. Essa é nossa percepção. O governo deseja dar mais protagonismo às Câmaras de Comércio italianas que, em conjunto com  o ICE (Instituto de Comércio Exterior italiano, correspondente à APEX brasileira), poderão reforçar ainda mais o Sistema Itália no mundo e ajudar as pequenas e médias empresas a crescer e se internacionalizar”.

“Vocês verão que vai haver mudanças”, garantiu o Senador Merlo, e continuou: “Trabalharemos em conjunto com parlamentares eleitos no exterior, independentemente de seus ideais políticos, para dar mais protagonismo às Câmaras. Eu vim aqui para cumprimentá-los e agradecer-lhes: é uma honra para mim poder apoiá-los e ser-lhe útil “.

O subsecretário de Relações Exteriores deixou os próprios contatos WhatsApp e e-mail a todos os Secretários Gerais: “Estou disponível para todos vocês, entrem em contato comigo se precisarem resolver situações problemáticas ou se precisarem de contato direto com o Ministério”.

“A mensagem do governo que eu queria trazer é fazer que todos entendem que é certo dar espaço e protagonismo às Câmaras de Comércio no exterior”. O subsecretário Merlo concluiu. “Este é um governo legislativo e teremos tempo para trabalhar bem, juntos, para reforçar e render mais organizada a rede de Câmaras italianas no mundo”.

Fonte: Italia chiama Italia