Seminário: “A revolução energética do sistema elétrico brasileiro”

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Embaixada da Itália, em parceria com o Instituto ICE, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria e as empresas Enel e Terna, promoveram o seminário “A revolução energética do sistema elétrico brasileiro”, na sede da Firjan, no Centro do Rio, moderado pelo jornalista George Vidor. O seminário, que durou das 9h às 18h, abordou temas como energias renováveis, redes de transmissão e smart grids, além de apresentar oportunidades de investimentos no setor e possibilidades de negócios entre Brasil e Itália. O evento contou com a presença de quase 300 participantes, entre instituições, profissionais e empresários do setor.

Para Alessandro Barillà, Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, o evento foi de extrema relevância pelo momento de forte transformação no setor energético que estamos vivenciando não só a nível Brasil, mas mundialmente. “Os temas tratados e o nível dos palestrantes deram uma importantíssima visão do cenário energético. Uma energia cada vez mais limpa a ser usada de forma mais inteligente, que irá revolucionar também a nossa mobilidade urbana. A experiência e o tamanho das empresas italianas deste setor presentes no Brasil, como Enel, Terna e Sices, será um acelerador na busca de modelos energéticos cada vez mais eficientes e sustentáveis.”, diz.

Abriram o evento Sérgio Malta, Vice-Presidente da FIRJAN, Antonio Bernardini, Embaixador da Itália, Cristina Pinho, Subsecretária de Petróleo, Gás, Energia e Indústria do Estado do Rio de Janeiro e Davide Crippa, Subsecretário do Ministério do Desenvolvimento Econômico Italiano.

O primeiro panel do seminário abordou planejamento, quadro regulatório comparado e características do sistema de energia elétrica. O segundo, as oportunidades de financiamento do setor elétrico. O terceiro apresentou cases studies das energias renováveis das redes de transmissão e de distribuição. O congresso contou com palestras de Roberta Bonomi da Enel Green Power, Rosario Zaccaria da Enel Distribuição, Manlio Coviello e Claudio Marchiori da Terna Plus.

Seguem as apresentações completas:

Primeira parte: planejamento, quadro regulatório comparado e características do sistema da energia elétrica 

Amilcar Gonçalves Guerreiro, Diretor Energia Elétrica EPE (Empresa de Pesquisa Energética):O planejamento do sistema elétrico brasileiro (PT BR)

Pedro Bruno Barros de SouzaSecretário de Coordenação de energia e aeroportos do PPI: Resultados e perspectivas futuras para o setor de energia (PT BR)

André Pepitone da Nóbrega, Diretor Geral ANEELO quadro regulatório da energia elétrica no Brasil (PT BR)

Luis Eduardo Barata Ferreira, Diretor ONS: As características do sistema brasileiro e as oportunidades de colaboração com as empresas estrangeiras (PT BR)

Alberto Biancardi, GSE (Gestão dos Serviços Elétricos): A gestão dos serviços elétricos na Itália (IT)

Segunda parte: oportunidades de financiamento do setor elétrico

Carlos Belinger, Banco do Brasil: As oportunidades de financiamento no mercado brasileiro (PT BR)

Alexandre Siciliano Esposito, Gerente Setorial de Energia Elétrica,  BNDESPerspectivas e oportunidades de financiamento a longo prazo (PT BR)

 Pauline Sebok, Head of São Paulo Office, SACE: O Suporte financeiro do polo SACE-SIMEST para os projetos energéticos promovidos pelas empresas italianas no exterior. (ING)

Terceira parte: case studies das energias renováveis, das redes de transmissão e de distribuição

Claudio Marchiori, Diretor Presidente SLTE e SMTE: A integração das fontes de energia renováveis nas redes de transmissão (PT BR)

Roberta Bonomi, Responsável da ENEL Green Power no Brasil: O grupo Enel e suas atividades no Brasil (PT BR)

Roberta Bonomi, Responsável da ENEL Green Power no Brasil: A geração de energia através de fontes renováveis (PT BR)

Rosario Zaccaria, Responsável da Enel Distribuição São Paulo: As redes de distribuição e apresentação do projeto smart grids (ING)

Paulo Furio, Gerente, Instituto de Inovação em Química Verde da FIRJAN SENAI: Energia renovável e a indústria brasileira: oportunidades (PT BR)

Melina Yurie Uchida, Direora New Business Asja: Energia elétrica do biogás ao aterro sanitário: a experiência da Asja no Brasil (PT BR)

Newton José Leme Duarte, Presidente Executivo COGEN: Energias renováveis e geração distribuída: um casamento perfeito (PT BR)

Leonardo Curioni, Sices Brasil: A grande revolução verde do Brasil: energia solar fotovoltaica e geração distribuída a 1 GW/ano, sistemas de micro e mini geração (PT BR)

Francesco Rizzo, Area Manager Africa Latam & Iberia CESI: A evolução do sistema elétrico no Brasil: cenários e tendências tecnológicas (IT)