A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria foi palco da “Missão Ecodomus”, uma iniciativa que reuniu especialistas italianos em construção sustentável e energias renováveis para explorar oportunidades de colaboração na deslumbrante cidade do Rio de Janeiro.
O evento teve início em 8 de abril, com uma reunião na sede da Câmara, contando com a presença da Secretária Geral, Maira Segura. Entre os representantes do Ecodomus estavam Federica Fernandez, Gerente de Cluster do Ecodomus, Roberto Sannasardo, Gerente de Energia da Região da Sicília, Federica Zagarella, Coordenadora de Projeto do Ecodomus, Barbara Avara, da In Legno Italia, e Paola Panuzzo, do ITS Engineering.
Posteriormente, com a presença da presidente da Câmara, Renata Novotny, os participantes se reuniram no CasaShopping, o maior shopping de decoração da América Latina, onde discutiram com o Diretor de Marketing do shopping, Eduardo Machado, e outras figuras proeminentes e representantes do setor, a promoção e implementação de práticas sustentáveis no setor comercial.
Um momento de destaque durante o evento foi o encontro com nossa associada, a empresa OVOO, reconhecida por sua produção e comercialização de móveis sustentáveis tanto no mercado nacional quanto internacional. Durante essa interação, os sócios da empresa, Ailton Antônio Costa Júnior e o arquiteto Ronald Goulart, destacaram as inovações no campo do design ecológico e das práticas de fabricação sustentável, proporcionando uma plataforma para o estabelecimento de novas parcerias internacionais.
A missão continuou em 9 de abril com uma reunião com o representante da Universidade Federal Fluminense (UFF), Prof. Dr. Julio Vieira, na qual foram discutidas as perspectivas de colaboração acadêmica e pesquisa no campo da construção sustentável.
A “Missão Ecodomus” revelou-se uma oportunidade valiosa para promover a troca de conhecimentos e experiências entre Itália e Brasil no campo da sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica, com o objetivo de contribuir para a construção de um futuro mais verde e resiliente para ambos os países.