PRESIDENTE DA CÂMARA ÍTALO-BRASILEIRA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DE COMPETIÇÃO DE MODA E ARTE INSPIRADA NO BRASIL

29/02/2024

Renata Novotny, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, marcou presença, em 26 de fevereiro, no lançamento da competição para a criação de uma linha de produtos “art & fashion” inspirada na alma e ícones do Brasil. A competição, organizada pelas marcas CARPISA e YAMAMAY, com apoio do CONI Brasil, tem como objetivo incentivar ex-alunos e estudantes do Instituto Europeu de Design (IED) do Rio de Janeiro e São Paulo a expressarem sua criatividade através de peças inspiradas na rica cultura brasileira. Os renomados artistas Amir Slama, do Brasil, e Alessandro Ciambrone, da Itália, foram nomeados diretores artísticos do concurso.

Os vencedores terão a oportunidade única de passar três meses na Itália, trabalhando junto às equipes da CARPISA, em Nápoles, e YAMAMAY, em Milão, para desenvolverem coleções exclusivas inspiradas no Brasil para o verão de 2025. Ciambrone, com a consultoria técnica de Alfredo Apicella, delegado do CONI no Brasil, realizou entre os dias 19 e 20 de fevereiro, na Casa Itália, o mural da amizade Napoli-Rio, como presente para o CONI Brasil, que também foi inaugurado na ocasião.

O concurso visa explorar os elementos identitários do Brasil, desde a arte figurativa até as cores vibrantes do carnaval, passando pelo esporte, dança, música e ícones dos contextos urbanos mais representativos. A escolha da data para o lançamento da competição não foi aleatória. Em 21 de fevereiro de 2024, comemoram-se os 150 anos da imigração italiana para o Brasil, país que abriga a maior comunidade de descendentes italianos do mundo, estimada em cerca de 32 milhões de pessoas, além de aproximadamente 730 mil cidadãos italianos.