PRESIDENTE DA CÂMARA PARTICIPA DA REUNIÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO ITALIANAS NA AMÉRICA LATINA

11/04/2024

Santiago do Chile, 11 de abril de 2024 – A capital chilena, Santiago, tornou-se o epicentro de importantes discussões comerciais e estratégicas, sediando a Reunião de Área das Câmaras de Comércio Italianas na América Latina. O evento, que teve início no dia 10 de abril e se estende até o dia 12, reúne líderes das Câmaras Italianas em toda a região latino-americana, além de autoridades chilenas e representantes de empresas italianas com atuação no Chile.

Entre os participantes está Renata Novotny, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, cuja presença agrega relevância às discussões sobre as relações comerciais entre Itália e América Latina.

O encontro também conta com a presença do presidente e do Secretário Geral da Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior – Assocamerestero, Mario Pozza e Domenico Mauriello, respectivamente, além da embaixadora da Itália no Chile, Valeria Biagiotti. A importância do trabalho desenvolvido pela rede das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior foi destacada pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, reconhecendo sua relevância como ponto focal do Sistema Itália na América Latina, abordando temas fundamentais como sustentabilidade, energia e digitalização.

Renata Novotny, ao comentar sobre sua participação no evento, enfatizou a importância do fortalecimento dos laços comerciais entre Itália e América Latina, declarando: “Estamos vivendo em um momento crucial para a cooperação internacional, e eventos como este nos proporcionam uma plataforma valiosa para discutir não apenas oportunidades comerciais, mas também questões essenciais para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade mútua. A colaboração entre as Câmaras de Comércio Italianas na América Latina desempenha um papel vital nesse processo.”

O encontro em Santiago do Chile reflete o compromisso contínuo das Câmaras de Comércio Italianas em fortalecer os laços econômicos e comerciais com a América Latina, promovendo uma cooperação mais estreita entre as empresas italianas e os países da região.