A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro (CCIE-RJ) promove, em colaboração com o Polo Cultural ItalianoRio, o evento “Buondì CEO!”. De julho a novembro, executivos de grandes empresas italianas atuantes no Brasil conduzem palestras sobre diversos temas.
Em setembro, o CEO convidado é Francesco Moliterni, Presidente da Enel Distribuição Rio. Moliterni vai abordar o novo momento do Grupo Enel no Brasil e a sua experiência à frente da distribuidora do Grupo no estado do Rio de Janeiro. A empresa anunciou este ano um plano recorde de investimentos, voltado à modernização da rede elétrica e à melhoria da qualidade do serviço.
Outro tema central na Enel é a gestão com foco no cliente e nos colaboradores, o que inclui um plano em andamento para modernizar pontos de atendimento ao público e o reforço na contração de eletricistas que atuam em campo, com o intuito de aproximar a distribuidora de seus públicos e reduzir o tempo de atendimento aos clientes.
Moliterni também irá comentar o impacto social positivo das ações da Enel Rio, que se consolidou como uma das maiores investidoras privadas em cultura e esporte no estado, apoiando centenas de projetos por meio de leis de incentivo, com reflexos diretos na economia e na vida das comunidades.
Com 53 anos, formado em Direito pela Universidade “Federico II” de Nápoles, Francesco Moliterni construiu carreira internacional ao longo de 23 anos no Grupo Leonardo, segundo maior conglomerado industrial da Itália, nas áreas de defesa, aeroespacial e segurança. Atuou em cargos de direção em campanhas estratégicas de marketing, operações internacionais e segurança industrial. Também foi CEO da joint venture Leonardo & CODEMAR, em Maricá, e tem passagens por empresas como Prosegur, AMS e Selex. Desde março de 2025, está à frente da Enel Distribuição Rio.
O evento será moderado por Patrizia Antonini, chefe do escritório da ANSA na América Latina. Com mais de 30 anos de experiência, é especialista em geopolítica, comunicação institucional e análise internacional. Atuou como correspondente na União Europeia e na Comissão Europeia. É reconhecida pela habilidade em mediar debates com sensibilidade, clareza e profundidade. Sua atuação fortalece o diálogo entre diferentes culturas e visões de mundo.