Um sugestivo aperitivo a bordo de um barco na deslumbrante Baía de Guanabara abriu oficialmente as celebrações da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, organizada no Rio de Janeiro pelo Consulado Geral da Itália e pelo Instituto Italiano de Cultura.
À sombra do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, uma seleção de pratos preparados pelo chef Gianluigi Esposito, do restaurante Bota, proporcionou aos convidados uma experiência única. Os pratos destacaram alimentos tradicionais da dieta mediterrânea e da “cozinha das raízes”, dois grandes temas escolhidos para a nona edição da Semana.
O Cônsul Geral da Itália no Rio, Massimiliano Iacchini, ressaltou a importância de “promover, por meio da gastronomia, o território e tudo aquilo que é excelência italiana”.
“Gastronomia não é apenas comer ou beber, mas também cultura e um dos motivos para visitar o nosso país”, afirmou o cônsul.
Em homenagem ao 150º aniversário da imigração italiana no Brasil, o evento de abertura, promovido pelo Ente Nacional de Turismo da Itália (Enit) e organizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio, fez referência ao programa Turismo das Raízes. “O governo e o Enit tiveram uma ideia realmente grandiosa. Posso dizer por experiência própria que ter a oportunidade de visitar a cidade dos avós e bisavós é algo único”, afirmou a presidente da Câmara, Renata Novotny.
“Falar de Turismo das Raízes é promover as diferentes regiões da Itália, incentivando os ítalo-descendentes a conhecerem suas origens geográficas e culturais, voltando às cidades de onde partiram seus antepassados. Todas as regiões da Itália estão envolvidas nesse programa, que também auxilia na pesquisa genealógica dos descendentes”, explicou Barbara Oristanio, responsável pelo Enit no Brasil. “O governo também promove uma Bolsa de Estudos em Turismo Internacional e, por meio do portal Italia.it, apoia operadores turísticos e visitantes na construção de suas viagens”, acrescentou.
Para celebrar a Semana da Cozinha Italiana de 2024 no Rio, foi escolhido um dos símbolos do Brasil e da imigração italiana: o café. Ele será celebrado com uma exposição no polo cultural ItalianoRio e com uma homenagem gastronômica nos cardápios dos restaurantes participantes do evento.
Fonte: ANSA