Ontem, no dia 19 de fevereiro, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do RIo de Janeiro teve o prazer de organizar, junto à Câmara Alemã de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro | AHK Rio e à Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio, o evento “Acordo Mercosul-UE: Integração, Negócios e Oportunidades”.

A ocasião contou com as palestras e insights de representantes das Câmaras na discussão sobre os benefícios na perspectiva de cada um dos países representados. Palestraram o Presidente da Câmara Alemã de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Jans Hüren, a Presidente da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Renata Novotny, a Vice-Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Dra. Creuza Coelho, e, por fim, o embaixador e Vice-Diretor do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), José Alfredo Graça Lima. As palestras foram valiosas para avaliar os impactos que o acordo pode gerar nos mercados da UE e do Mercosul. 

O Acordo Mercosul-UE, oficialmente anunciado em 6 de dezembro de 2024 após 25 anos de negociações, representa um marco histórico que cria a maior área de livre comércio do mundo. Envolvendo cerca de 800 milhões de pessoas, este acordo elimina mais de 90% das tarifas alfandegárias entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e os 27 países da UE, facilitando o comércio e promovendo o crescimento econômico.

Na foto, Renata Novotny (Presidente da Câmara Italiana), Embaixador José Alfredo Graça Lima, Dra. Creuza Coelho (Vice Presidente da Câmara Portuguesa) e Jans Hüren (Presidente da Câmara Alemã).