Sexta-feira, 11 de abril- O evento “O Legado Verde da Imperatriz Teresa Cristina” foi um verdadeiro sucesso. Ocorrido no Edifício Argentina, a ocasião contou com uma rica variedade de palestras sobre temas ligados à inovação, ESG, conectando História, Desenvolvimento e Sustentabilidade, tendo como pano de fundo a realização da COP30, prevista para novembro de 2025, em Belém (PA).
Com uma programação diversificada e de alto nível, o evento promoveu painéis sobre temas estratégicos como mercado de carbono, economia regenerativa, economia circular na Amazônia e tendências globais em ESG, com foco no varejo.
O encontro iniciou-se com uma fala da Renata Novotny, Presidente da Câmara Ítalo-brasileira, e do Pietrino Cadoni, adido econômico do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, acerca da importância do evento. Com ênfase também para a fala de Rodolfo Teichner, Vice Presidente da Câmara Ítalo-brasileira, onde foram relembrados a importância da herança deixada pela Imperatriz Teresa Cristina, conectando laços históricos com o tema principal do evento: sustentabilidade.
Entre os destaques do evento, o Painel 1 trouxe reflexões sobre mudança climática e economia regenerativa, com contribuições de Pierfrancesco Paradiso (NATIVA) e Isabella Pearce (Virtù Ambiental). No Painel 2, a especialista Beatriz Luz (Exchange 4 Change Brasil) debateu as oportunidades da economia circular e Isabel Leite (MJV Innovation) comentou sobre design estratégico, com foco na região amazônica. Já o Painel 3 apresentou insights da NRF 2025 sobre como potencializar técnicas ESG no setor de varejo, com apresentação de João Pedro Schmitz (MJV Innovation).
O evento também prestou uma homenagem especial do Alfredo Apicella, delegado do CONI Brasile, aos 2.500 anos da cidade de Nápoles, cidade natal da Imperatriz Teresa Cristina, ressaltando a conexão entre a herança histórica ítalo-brasileira e os compromissos com o futuro do planeta.
Além dos painéis, o público teve acesso a estudos de caso com representantes da Enel e da Leonardo do Brasil, que compartilharam experiências práticas em projetos práticos de sustentabilidade e inovação, nos respectivos setores de energia e aviação.
O Legado Verde da Imperatriz Teresa Cristina reafirma o compromisso da Câmara Ítalo-Brasileira com a promoção do diálogo entre passado e futuro, tradição e inovação, em busca de soluções que fortaleçam o papel do Brasil na agenda global do clima rumo à COP30.
Créditos das fotografias: Paula Vieira (MJV Innovation)