Buon Ferragosto!
15/08/2022
Dia por excelência de fazer passeios fora da cidade, o Ferragosto nasceu por volta de 18 a.C. em homenagem ao Imperador Octávio Augusto.
Churrasco, piquenique ou dia na praia. Não importa o que você decida fazer, o Ferragosto entrou na tradição dos italianos como outros feriados tais como o Natal ou a Páscoa. Apesar de ser frequentemente um dos dias mais quentes do verão, poucas pessoas se esquivam de organizar passeios com os amigos. Mas quais são suas origens?
A etimologia do termo Ferragosto deriva da antiga Feriae Augusti, uma festividade celebrada na Roma antiga. A festa era em homenagem a Augusto e o nome, que significa o descanso de Augusto, também dá seu nome ao mês. Feriae Augusti não era a festividade de 15 de agosto, como o conhecemos, mas uma forma de chamar a primeira parte do mês de agosto que foi dedicada ao descanso e ao banqueteuma festividade instituída em 18 a.C.
O período de descanso de agosto teve suas origens na antiga tradição dos Consualia ou Jogos Consuais, festivais celebrados no final da colheita em honra ao deus Conso, protetor da fertilidade e da terra. Durante as festividades, corridas de cavalos e outros animais de tração foram organizadas em todo o Império. Foi também a época do ano em que os agricultores ofereceram seus bons votos aos proprietários de terras como um sinal de auspício para as próximas colheitas.
O descanso de Augusto caía precisamente no dia 1º de agosto, mas se estendiam durante a maior parte do mês. A festa de 15 de agosto foi instituída mais tarde, quando Ferragosto foi assimilado pela Igreja Católica, que instituiu a festa da Assunção de Maria. Com a Assunção de Maria para o Céu, a Igreja Católica reconhece o momento em que Maria foi recebida no céu. Para a Igreja Católica, o Ferragosto é uma festa de preceito. Não é coincidência, de fato, que procissões em honra da Virgem Maria aconteçam em muitas regiões da Itália.
O Ferragosto, como o dia em que são organizadas festividades e passeios fora da cidade, teve origem durante o período de vinte anos do fascismo. O regime fascista, de 13 a 15 de agosto, organizou centenas de passeios populares e ofertas ferroviárias para permitir que todos pudessem visitar vários lugares na Itália. Isto também deu origem ao costume da “marmita”, ou seja, uma refeição frugal trazida de casa.
A Itália não é o único país a celebrar Ferragosto. No Canadá, o 15 de agosto é também o Dia Acadiano para comemorar a primeira colônia francesa que chegou à América do Norte. Na Irlanda, o Ferragosto é chamado de Féile Mhuire ‘sa bhFomhar, e se diz que aqueles que se banham neste dia desfrutarão de saúde de ferro.
Com este espírito, nós, da Câmara, desejamos un Buon Ferragosto a todos!
Fonte: Il Corriere; www.studenti.it