CÂMARA ITALIANA LANÇOU NO RIO O PROJETO MEU TOMATÌ COM PARTICIPAÇÃO DO EXPERT MARCELO SCOFANO E DO CHEF BRUNO MARASCO

23/08/2023

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria lançou, na tarde de ontem – 22/08/2023, o projeto Meu Tomatì, na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma iniciativa da organização interprofissional italiana Oi Pomodoro da Industria Bacino Centro Sud, que deseja promover no Brasil o tomate em conserva da indústria do centro-sul da Itália. O projeto terá duração de três anos e foi lançado com uma coletiva de imprensa e um seminário, no Ed. Argentina, na Praia de Botafogo, com a vista deslumbrante do Pão de Açúcar.

A Coletiva de Imprensa foi realizada pelo vice-diretor da Câmara, Eduardo Mariano Costa, que apresentou o projeto e forneceu dados do setor do tomate em conserva, situando a indústria do centro-sul italiano em relação ao restante do país, da Europa e do mundo. Em seguida, a advogada e presidente da Câmara, Renata Novotny, apresentou as atividades realizadas pela Câmara aos convidados do evento, que eram jornalistas, chefs de cozinha, importadores de alimentos, influenciadores e críticos de gastronomia. O vice-presidente da Câmara, Rodolfo Teichner, importante consultor de café do país, encerrou a coletiva de imprensa exaltando a qualidade o produto de que trata o projeto: o tomate italiano.

Em seguida, ocorreu um seminário realizado por dois grandes nomes da gastronomia carioca: o Chef Bruno Marasco, do restaurante Da Carmine; e o azeitólogo e consultor em gastronomia da Rede de Supermercados Zona Sul, Marcelo Scofano. Eles exploraram a trajetória da conserva de tomate italiana, compreendendo como suas propriedades únicas são preservadas e proporcionam uma experiência gastronômica incomparável. Além disso, o seminário abordou o patrimônio cultural e os esforços dos produtores em harmonia com o terroir, tradição e cultura gastronômica, garantindo a sustentabilidade em cada fase do ciclo de vida do produto. Houve uma interação expressiva dos convidados com os palestrantes, o que enriqueceu ainda mais o evento.

Em seguida, foi realizado um coquetel em celebração ao lançamento do projeto, que teve o tomate em conserva do centro-sul italiano como ingrediente principal. Ainda este ano, estão previstas três atividades do Meu Tomatì. Na primeira semana de setembro, Ana Beatriz Barbosa, influenciadora gastronômica e associada à Câmara, viajará à Itália para conhecer a produção e a transformação do tomate das organizações associadas ao Oi Pomodoro Bacino Centro Sud, e todos os seus seguidores poderão acompanhar esta experiência. O projeto também será promovido, durante uma semana, em uma das unidades do Super Mercado Zona Sul S/A, associado à Câmara e um dos maiores importadores e promotores de produtos italianos do país.

Por fim, durante a Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, que ocorrerá em novembro, um restaurante associado à Câmara elaborará um menu especial, utilizando o tomate em conserva do projeto em todas as etapas. Os cariocas terão oportunidades diversas de conhecer a excelência e a origem de um produto extraordinário, que é paixão no mundo inteiro. “O projeto Meu Tomatì sensibiliza o consumidor para um produto delicado e de excelência, que é o tomate em conserva da indústria italiana. O sabor é incomparável, porque não depende apenas do manuseio, mas do solo onde é cultivado. Aliás, o cultivo sustentável e o rigor na produção também são diferenciais determinantes”, afirmou o vice-diretor da Câmara, Eduardo Mariano Costa.

A presidente da Câmara, Renata Novotny, afirmou que o Meu Tomatì representa uma ponte sólida entre as culturas italiana e brasileira, impulsionando a inovação e a colaboração nos setores de comércio e indústria de ambas as nações. Também esteve presente no evento o Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini, que é grande apoiador do fomento ao comércio bilateral. Em breve divulgaremos mais novidades sobre as próximas etapas do projeto.

Da esquerda para a direita: Rodolfo Teichner, Vice-Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria; Eduardo Mariano Costa, Vice-Diretor da Câmara; Marcelo Scofano, Azeitólogo e Consultor de Gastronomia da Rede Zona Sul; Renata Novotny, Presidente da Câmara; Massimiliano Iacchini, Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro; e Bruno Marasco, Chef do Restaurante Da Carmine.