Câmara Italiana Promove Reunião Estratégica entre Governo do Rio de Janeiro e Istituto Europeo di Design para Explorar Sinergias em Projetos Sociais e de Capacitação Profissional

04/09/2024

Rio de Janeiro, 03 de setembro de 2024 — A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria realizou uma reunião estratégica na sede do Istituto Europeo di Design (IED) Rio de Janeiro, localizado no Edifício Cada D’Italia, para explorar oportunidades de colaboração entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o IED. O encontro teve como objetivo identificar sinergias entre os projetos desenvolvidos pelo governo e as iniciativas do IED, buscando fortalecer ações conjuntas em áreas como empoderamento econômico, formação profissional e design.

Participaram da reunião Fernanda Bordone, Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro; Gabriela Rocha, Assessora de Projetos Especiais; Marcele Porto, da Superintendência de Autonomia Econômica da Mulher; Aline Forasteiro, Subsecretária da Secretaria da Mulher; Renata Novotny, Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria; Eduardo Mariano Costa, Vice-Diretor da Câmara; e Alexandre Rese, Coordenador Acadêmico-Administrativo do IED Brasil.

IED: Um Centro de Excelência em Design e Inovação

Fundado na Itália e com mais de 50 anos de tradição, o Istituto Europeo di Design (IED) é uma referência global em educação, inovação e criatividade. Com uma metodologia focada em “Learning by Doing” (aprender fazendo), o IED Rio de Janeiro oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão em áreas como moda, design de interiores, design gráfico e design de produto. Além disso, o instituto promove uma série de programas voltados para o desenvolvimento de habilidades criativas e empreendedoras, alinhados com as demandas do mercado global.

O IED se destaca não apenas por sua abordagem inovadora no ensino, mas também por seu compromisso com a responsabilidade social e a inclusão. Projetos como oficinas de design para jovens de comunidades carentes e programas de bolsas de estudo demonstram o papel ativo do instituto na promoção da educação acessível e na capacitação de novos talentos. A conexão entre o design e o impacto social é um pilar central das atividades do IED, que busca transformar a criatividade em uma ferramenta de empoderamento.

Sinergias entre Governo, IED e Câmara Italiana: Um Compromisso com o Desenvolvimento Social

A reunião destacou o potencial de sinergia entre as iniciativas do governo do estado do Rio de Janeiro, especialmente as voltadas para a autonomia econômica das mulheres e a capacitação profissional, e os projetos educacionais e sociais do IED. Com uma forte ênfase em promover a inclusão social e o empoderamento por meio do design e da criatividade, o IED pode contribuir significativamente para os programas governamentais voltados para o desenvolvimento humano e econômico.

Fernanda Bordone, representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, ressaltou a importância de parcerias que promovam a autonomia e a capacitação profissional de populações vulneráveis, enquanto Aline Forasteiro, da Secretaria da Mulher, destacou o papel vital de projetos que incentivem a autonomia econômica das mulheres por meio da educação e do empreendedorismo.

Câmara Italiana: Construindo Pontes para o Futuro

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, representada por sua presidente, Renata Novotny, e seu vice-diretor, Eduardo Mariano Costa, reafirmou seu compromisso de atuar como um elo facilitador entre empresas, instituições e governo, promovendo o desenvolvimento econômico e social através de parcerias estratégicas. “Nosso papel é criar pontes, facilitando o diálogo e a cooperação entre os setores público e privado, sempre alinhados aos princípios de governança social e sustentabilidade,” afirmou Renata Novotny.

Eduardo Mariano Costa destacou que a Câmara Italiana busca não apenas fomentar negócios, mas também contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. “Estamos focados em conectar iniciativas que gerem impacto positivo, especialmente em áreas de inovação e sustentabilidade. Acreditamos que a colaboração entre o governo, o setor privado e instituições como o IED é essencial para enfrentar os desafios sociais e econômicos do nosso tempo.”

Próximos Passos: Fortalecendo a Cooperação

Como resultado da reunião, foram identificadas várias áreas de interesse comum, incluindo a possibilidade de desenvolvimento de programas conjuntos de capacitação em design e empreendedorismo, além de ações voltadas para a inclusão digital e a sustentabilidade. As instituições pretendem continuar o diálogo e explorar formas de transformar essas ideias em projetos concretos que beneficiem a população do Rio de Janeiro.

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria seguirá apoiando essas iniciativas, reafirmando seu papel como facilitadora de parcerias que promovam a inovação e o desenvolvimento sustentável. Com uma agenda de projetos robusta, a Câmara permanece comprometida com a construção de um futuro onde a colaboração e a criatividade são as principais ferramentas de transformação.