COMUNICADO IMPORTANTE: ELEIÇÕES DO PARLAMENTO ITALIANO 2018
27/02/2018
Prezados italianos no Brasil,
Informamos que o eleitor que não tiver recebido ainda o envelope eleitoral para as eleições italianas poderá dirigir-se ao próprio Consulado para verificar a sua situação eleitoral, solicitar um envelope duplicado e votar até as 13h00 do dia 1 de março.
O Consulado Geral da Itália está localizado na Av. Presidente Antônio Carlos, 40, Castelo, Rio de Janeiro (RJ), e atenderá os eleitores nos seguentes horários:
terça-feira (27) e quarta-feira (28) de 9h00 a 16h00
quinta-feira (1 de março) de 9h00 a 13h00
Os cidadãos italianos residentes no exterior, registrados em listas eleitorais de acordo com a região do globo, votam por correspondência. Com esse objetivo é instituída uma circunscrição no exterior, prevista no artigo 40 da Constituição italiana, para a eleição da Câmara dos Deputados e do Senado.
O voto por correspondência dos italianos no exterior é previsto também para os referendos revogatórios e confirmatórios, regulados respectivamente pelos artigos 75 e 138 da Constituição do país.
Na circunscrição no exterior instituída para as eleições do Parlamento são eleitos dezoito parlamentares: doze deputados e seis senadores. Os assentos parlamentares, deduzidos do total estabelecido pela Constituição de 630 para a Câmara e 315 para o Senado – como expressamente determinado pelos artigos 56 e 57 da Magna Carta italiana – são reservados aos representantes eleitos pelos italianos residentes no exterior mediante as modalidades previstas na lei n. 459, de 27 de dezembro de 2001.
O voto por correspondência se enquadra na modalidade ordinária de voto.
Para mais informações visite a página do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro.