Novo Cônsul-Geral da Itália visita a Câmara Ítalo-brasileira

08/08/2022

Na última quinta-feira, 04 de agosto de 2022, o novo Cônsul-Geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini, se reuniu com a presidência da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria. Na ocasião, a Diretoria Executiva da Câmara mostrou as suas instalações ao novo Cônsul-Geral e realizou uma apresentação sobre sua atuação e seus resultados no último ano, seus projetos em andamento e sua agenda futura.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, Rodolfo Teichner, os vice-presidentes, Renata Novotny e Saulo Bonizzato, e da Diretora Executiva, Maira Segura. A imigração italiana, a cultura e o vínculo comercial, afetivo e familiar que existe entre a Itália e o Brasil foram também pauta da reunião. Esta relação secular faz com que cada estado brasileiro tenha particularidades que devem ser celebradas e consideradas para traçar estratégias que facilitem a realização de negócios. No estado do Espírito Santo, onde há uma concentração muito grande de ítalo-descendentes, e onde fica a primeira cidade fundada por italianos no Brasil, em muitos lugares, ainda se fala a língua veneta. Grande parte deles empreende no setor do agroturismo, laticínios, agricultura, pecuária e extração de rochas ornamentais. “A Câmara está se preparando para dar atenção especial a cada estado de sua circunscrição, por meio da criação de delegações, que aumentarão a capilaridade da Câmara no território nacional, e ampliando ainda mais as oportunidades de negócios para os associados”, Afirmou Maira Segura, Diretora Executiva.

Massimiliano Iacchini, que é o novo Cônsul-Geral na Itália no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, se mostrou muito comprometido em contribuir para que a Câmara e o Consulado-Geral trabalhem em colaboração, com foco nos resultados e na governança, tanto da Câmara, quanto dos associados.

O presidente da Câmara defende que a promoção da Itália no mundo deve ocorrer por meio da cultura, da história e da arte. Neste mês de Agosto, de 25 a 28, a Câmara realizará o Villaggio Nostro, no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, que será um evento para promover os produtos italianos na gastronomia. O Evento terá como tema os hábitos de refeições dos habitantes da cidade de Pompeia, próxima a Nápoles, que foi destruída por uma erupção do Vulcão Vesúvio, no ano de 79 d.C. A cidade se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Pompeia recebe cerca de 2.500.000 visitantes por ano. Uma quantidade substancial de objetos arqueológicos de Pompéia foi trazido para o Brasil pela Imperatriz, nascida em Nápoles, Teresa Cristina. Esses objetos estavam expostos no Museu Nacional, que foi destruído por um incêndio em 2019. “O comércio e a indústria se tornam muito mais interessantes quando contextualizados na história da Itália, que muito se mistura com a história do Brasil”, afirmou Rodolfo Teichner.

A Parceria firmada entre a Câmara e o novo Cônsul-Geral da Itália é responsável pelo desenvolvimento de grandes projetos. Novos encontros já estão sendo pensados e o tecido empresarial ítalo-brasileiro já pode esperar por propostas que visem o crescimento exponencial do turismo, dos negócios e da aproximação entre os dois países, com tantos interesses em comum e recíprocos.

Da esquerda para direita: Saulo Bonizzato, Maira Segura, Renata Novotny, Massimiliano Iacchini, Rodolfo Teichner e Andrea Gianvenuti