Brasil e Itália assinam acordo sobre defesa

05/01/2022


Em 21 de dezembro de 2021, o ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, participou de uma reunião, por videoconferência, com o ministro da Defesa da Itália, Lorenzo Guerini, com o propósito de assinar carta de intenções para fortalecer a cooperação bilateral no setor de Defesa e Segurança.

O instrumento dá ênfase ao setor de aquisição de produtos de Defesa, além de formalizar os esforços para o fortalecimento da participação em atividades conjuntas de cooperação científica e tecnológica, bem como para a promoção de intercâmbios de conhecimentos e experiências junto às indústrias de Defesa. Visa, também, empreender formas de parceria industrial voltadas para pesquisas científicas, inovação, marketing, atividades de exportação e importação, e de investimentos.

Ao destacar a força da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, que, atualmente, representa cerca de 4,78% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos, o ministro Braga Netto pontuou que a atual parceria com a Itália deve intensificar o desenvolvimento socioeconômico. “Em novembro deste ano, as exportações brasileiras de material de Defesa atingiram novo recorde com o volume de 1,5 bilhão de dólares. A nossa Base Industrial de Defesa busca por autonomia tecnológica, e, nesse sentido, o mercado italiano se apresenta promissor para novos projetos bilaterais”.

Durante a reunião, os ministros da Defesa destacaram a parceria na área de projetos de Defesa, que perdura desde os anos 70 e 80, bem como o interesse em estabelecer novas parcerias estratégicas que possam fomentar a BID dos dois países.

Prestigiaram a reunião o ministro conselheiro da Embaixada da República Italiana no Brasil, Fernando Pallini; o assessor especial militar do ministro, general de divisão Josias Pedrotti da Rosa; o secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Marcos Degaut; o diretor do Departamento de Promoção Comercial (DEPCOM), brigadeiro do ar José Ricardo de Meneses Rocha; o adido de Defesa da Itália no Brasil, coronel aviador Antonio Felicissimo; e demais autoridades do Ministério da Defesa da Itália.

Fonte: Tecnodefesa



Todas as Notcícias