25 aprile: Homenagem à FEB em Bonsucesso

20/04/2017

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria apresenta o evento em comemoração aos 72 anos “Della Liberazione” e inicio da República Italiana, organizado pela ITAL-Rio e a Associação Anita e Giuseppe Garibaldi.

O evento será realizado na terça feira dia 25 de abril 2017, das 10h00 às 12h00, na Praça das Nações em Bonsucesso. A concentração será às 9h00.

A ITAL-Rio e a Associação Anita e Giuseppe Garibaldi, interpretando expressão e sentimento  da Comunidade Ítalo-Brasileira do Rio de Janeiro, realizarão uma manifestação de HOMENAGEM à FEB (Força Expedicionária Brasileira) pela sua  gloriosa atuação na 2ª GM, a ser realizada a 25 de abril de 2017, terça-feira, na Praça das Nações, em Bonsucesso, no horário das 9h00 às 12h00, junto ao Busto do seu Comandante, o Marechal Mascarenhas de Moraes.

A Itália comemora esta data como a libertação do Nazi-fascismo, em feriado nacional, onde distingue a atuação da FEB, pela libertação de diversas Cidades do seu território, como:

BARGA, CAMAIORE, CASTELNUOVO, COLLECHIO, FORNOVO, GALLICANO, LA SERRA, MARANO SU PARANO, MASSAROSA, MONTE ACUTO, MONTE CASTELLO, MONTE PRANO, MONTESE, PARAVENTO, SAN QUIRICO, SOPRASSASSO,  e ZOCCA.

Em vermelho, são as Escolas Municipais, do Município do Rio de Janeiro que honram e ostentam  o nome de cidades libertadas pela FEB, na Italia. Há e ainda há as escolas  ITALIA e  ROMA.

O corpo Docente e discente destas Escolas está convidado  a participar desta  Homenagem a FEB, com  representação, identificando-se os alunos e acompanhantes, com uma Placa com o nome da Escola, bem visível.

Outras escolas das proximidades de Bonsucesso foram convidadas, pois teremos uma possibilidade de filmagem por canal de TV.

Estarão presentes e convidadas, autoridades civis e militares, bem como  personalidades da comunidade Ítalo-Brasileira do Rio de Janeiro.

O Evento Cívico-Cultural, visa lembrar e realçar a Honra e os Valores fraternos, com suas tradições e legados, entre as  Pátrias   irmãs  ITÁLIA   e   BRASIL.

Informo que nas faces de duas colunas do Busto, está uma nominata de jovens brasileiros da localidade, que participaram da FEB.

Atenciosamente, e a vossa disposição, para outras informações, no sentido do maior brilho possível ao Evento Cívico-Cultural.

Abraços.

Eng. Antonio Vilardo – Presidente da ITAL-Rio