29/08/2022

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria agradece a todos que compareceram ao Villaggio Nostro, na noite de abertura, quinta-feira (25), e nos dias abertos ao público, de sexta-feira (26) à domingo (28), em especial aos importadores e ao Shopping Village Mall, que foi o grande parceiro e recebeu o evento em seus jardins, que foram transformados em um pedacinho da Itália.

O Villaggio Nostro foi parte do Projeto “True Italian Taste”, promovido e financiado pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, e realizado pela Assocamerestero (Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior), para promover e valorizar o produto agroalimentar autêntico italiano no mundo. No Rio, a gestão do projeto é feita pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria.

O Villaggio Nostro reuniu o melhor da gastronomia e da cultura italiana através de stands com produtos e degustações, além de uma viagem sensorial por um dos mais emblemáticos pontos turísticos da Itália, a cidade de Pompéia.

O objetivo do “True Italian Taste”, de sensibilizar o consumidor estrangeiro ao consumo consciente do produto 100% made in Italy, foi alcançado com sucesso. Os expositores explicaram de forma muito aprofundada sobre cada um dos produtos expostos. Destacaram-se os vinhos, os azeites, o presunto cru, a bresaola, a coppa e o salame.

Os participantes puderam explorar as cores e os sabores da Itália e ouvir informações sobre os processos de produção, história e tradição dos diferentes produtos. Os pontos fortes do Villaggio Nostro foram as masterclasses ofertadas pelo chef Ricardo Rocha, da Artesanos Bakery, que é a única pizzaria da cidade do Rio associada à Associazione Verace Pizza Napolenata. Quem não pôde comparecer ao evento presencialmente, acompanhou a masterclass da Pizza Napoletana pela transmissão ao vivo no Instagram @camaraitalianario.

O resultado do Villaggio Nostro reforça a paixão dos brasileiros pela Itália e a vontade de consumir e aprender sobre os produtos autênticos italianos. “O Villaggio Nostro nos mostrou que o público já conhece bastante sobre os produtos italianos, que se interessam em aprender cada vez mais e que estão se tornando consumidores muito exigentes. Consumidores exigentes são consumidores conscientes. É isso que nós queremos”, afirmou Maira segura, Diretora Executiva da Câmara.

Os próximos eventos realizados pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria já estão sendo preparados. Não se esqueça de seguir nossas redes para não perder nenhuma novidade.

Grazie e alla prossima!