A viagem transatlântica das Kombis e o papel da Ventana Serra

05/11/2021


Há seis anos, o empresário Alexandre Fares descobriu que trabalhar com conservação, restauração e manutenção de kombis e vendê-las para compradores de outros países poderia ser um excelente negócio. A ideia surgiu quando ele percebeu que, no Brasil, o veículo ainda carrega o estigma de van para transporte de passageiros ou de cargas. Lá fora, porém, a kombi é objeto de desejo de colecionadores, empresas de turismo e até mesmo de quem sonha com uma casa sobre quatro rodas, o motorhome.

Fares estava certo. Para se ter uma ideia, hoje, uma Kombi Corujinha restaurada, colocada no porto de destino, não sai por menos de 32 mil euros (cerca de 198 mil reais), incluindo custo, seguro e frete (CIF). Desde que entrou para o ramo, o modelo mais caro exportado por Fares foi uma Kombi 1959, comprada por um cliente da Austrália por 40 mil euros (aproximadamente 248 mil reais).

E o que não faltam são compradores ávidos por esses clássicos da perua da Volkswagen. Atualmente, a empresa de Fares, Brazil Kombi, exporta, em média, 100 veículos por ano para 15 países: Alemanha, Andorra, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Líbano, Portugal, Suíça, Porto Rico. Para chegar a todos esses países, de forma competitiva, e com segurança, Fares utiliza os serviços da Ventana Serra do Brasil, empresa de logística internacional que atende a grandes empresas automotivas, como o grupo Fiat.

A experiência da Ventana Serra foi “uma mão na roda” para a Brazil Kombi, que só precisa fazer a transferência da documentação em nome do comprador e entregar o automóvel no terminal do porto do Rio de Janeiro. A Ventana Serra faz a reserva da carga, providencia documentação junto à Receita Federal, encontra o navio na rota necessária e cuida do transporte até porto final, onde o importador faz a retirada do carro. “O cliente nos entrega o veículo, fazemos o desembaraço aduaneiro, a carga vai a bordo do navio e pronto”, resume o executivo de vendas da Ventana Serra no Rio, Bruno Vasconcelos.

As kombis restauradas por Fares são transportadas dentro de contêineres, como se fossem “embrulhadas para presente”. Porque não são simplesmente kombis restauradas: algumas são customizadas com capricho e criatividade. É o caso de um motorhome batizado “Herbie”, na cor bege e com pintura que remete ao famoso filme da Disney, “Se meu Fusca Falasse” (em inglês, The Love Bug). A “obra de arte” foi adquirida por um cliente francês por 19 mil euros (120 mil reais).

“Herbie” fez tanto sucesso que a empresa recebeu duas encomendas do mesmo modelo – um será enviado para a França e o outro para a Alemanha. Fares diz que o segredo é o “boca a boca”. “Um empresário australiano, que aluga carros para casamentos e aniversários, visitou vários clientes meus na Europa antes de me procurar. Quando viu que o negócio era seguro, ele comprou dez carros de uma vez”, revela o empresário.

A Kombi não é a única queridinha dos estrangeiros. Outros clássicos da Volkswagen refrigerados a ar, como Fusca, Variant, Brasília e Saveiro, também estão na mira desses clientes. Há ainda procura pelo esportivo Puma. A competição, entretanto, é desigual, uma vez que, hoje, as kombis respondem por 90% das exportações da Brazil Kombi.

O serviço de reforma, restauração e customização dos carros é feito por 11 funcionários em uma oficina de 500 metros quadrados em Duque de Caxias (RJ), sede da empresa, que possui ainda um depósito de mesmo tamanho. Fares e o sócio, Paulo Victor Mesquita, cuidam da parte administrativa e do atendimento aos clientes.

Para se ter uma ideia do cuidado, o processo de reforma de uma Kombi leva, em média, três meses. Quando se trata de restauração ou de personalização do veículo, o trabalho é ainda mais demorado, podendo chegar a seis meses. Atualmente, a demanda está maior que a capacidade de atendimento da empresa. E haja criatividade para entregar tantos pedidos diferentes. Qual a receita para isso? “Não tem uma ciência. É tudo feito na emoção”, entrega Fares.

Fonte: CarPoint News



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