AÇÃO AMBIENTAL 2016 | TECNOLOGIAS EFICIENTES E ENERGIAS RENOVÁVEIS NA INDÚSTRIA

16/12/2016

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria participou ao Evento “Ação ambiental 2016 | Tecnologias eficientes e energias renováveis na indústria”, organizado pela FIRJAN.

O evento foi realizado no dia 23 de novembro 2016, com o apoio das Câmaras de Comércio Alemã, Italiana e Portuguesa do Rio de Janeiro.

Na ocasião foram apresentadas experiências europeias no uso de eficiência energética e fontes renováveis na indústria, com foco em eólica, solar e biomassa, bem como o aprimoramento necessário ao ambiente regulatório para que esses modelos possam ser replicados no Brasil. Em paralelo, um encontro de negócios exclusivo para associados do Sistema FIRJAN reuniu empresas fluminenses e europeias para realização de parcerias e troca de informações na área.

Durante o seminário, foram apresentadas as tecnologias disponíveis e seus usos pela indústria como contribuição para uma economia menos intensiva em carbono, e foi discutida a implementação do Acordo de Paris. As experiências europeias no uso de tecnologias tiveram destaque no evento.

O diretor de Eficiência Energética e Energias Renováveis da GIZ, Markus Exenberger, adiantou que a expectativa é que a Alemanha duplique, até 2020, os investimentos em fontes alternativas, passando de U$ 20 bilhões para U$ 40 bilhões.

O gestor de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos da Enel Green Power, Fabrizio Gibin, destacou que é importante que as empresas garantam a sustentabilidade em todos os seus processos. “Essa é uma questão essencial para a mudança de hábitos na produção e consumo. É preciso que as empresas se comprometam a desenvolver ações com impacto efetivo na cadeia produtiva”, observou.

O gerente operacional da EDP, Rodrigo Nogueira, apresentou um panorama das ações sustentáveis realizadas pela empresa portuguesa e destacou o perfil energético daquele país europeu.

O seminário recebeu 240 participantes.

Paralelamente, foram organizados encontros de negócios, com start-ups e empresas, do Rio de Janeiro e europeias (alemãs, italianas e portuguesas), no setor de energias renováveis. O Encontro de Negócios promoveu 37 reuniões individuais com a participação de 8 empresas europeias, 1 startup e 8 empresas brasileiras, com nível de satisfação (ótimo+bom) de 100%.

Com a Câmara Ítalo-Brasileira participaram as empresas Convert, Engineering do Brasil, Navalmare em parceria com Glayx, e Studioeffi.

Ao fim do primeiro dia do evento, uma solenidade reconheceu soluções empresariais sustentáveis que contribuem para a competitividade do estado do Rio. A Indústria Brasileira de Filmes (IBF) recebeu o certificado de Destaque Empresarial em Tecnologias e Práticas Ambientais pelo trabalho de implementação de soluções sustentáveis, a partir do Diagnóstico de Eficiência Energética elaborado pelo Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Ambiental. A empresa avançou com uma série de medidas a fim de reduzir o consumo energético em seus processos.